# Resenha 32 // O Outro Lado da Memória



Ei, gente, tudo bem com vocês?

Comigo está tudo ótimo. Curtiram ver minhas fotos no post de ontem, né? =D Bom, chegamos a um dos meus momentos preferidos aqui do blog. Resenha =D. E hoje vou falar sobre o livro da nossa parceira Bhya Cortes, O Outro Lado da Memória. O livro fez parte da minha caixinha de correio do mês passado e, assim que me sobrou um tempinho, comecei a devorá-lo. No post abaixo vocês conferem tudo o que eu pensei do livro

Título: O Outro Lado da Memória
Autor: Beatriz Cortes
Páginas: 245
Editora: Novo Século

Sinopse: Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia". Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que ela mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e a dor profunda do que aconteceu. Sua vida muda totalmente e não consegue mais viver da forma que vivia antes. Luíza acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão interna. Anos depois do acontecido, ela conhece Arthur, um jogador de basquete novo em sua escola que chega chamando a atenção de todos. Ela o ignora totalmente no início, porém, é obrigada a passar uma hora de seu dia com ele. Entre muita confusão, brigas e discussões, Arthur mostra-se alguém que Luíza não esperava que ele fosse. Alguém capaz de fazer com que o outro lado de sua memória seja mudado. Descobre que só é possível encontrar a felicidade se for atrás dela. Em um romance divertido, complexo e cheio de mistério, você vai se apaixonar e sentir cada emoção vivida por Luíza em sua própria pele. Confira!


No livro conhecemos Luíza, uma menina bem reservada que tem duas melhores amigas Júlia e Carol. Ambas namoram dois jogadores do time de basquete do colégio, deixando Luíza de fora no quesito "relacionamento". Mas a verdade é que Luíza tem dificuldades de se relacionar com outra pessoa após passar por um momento bem difícil em seu passado. Ela é tem medo de confiar nas pessoas. Comprovamos isto  quando Arthur chega ao colégio. Ele assume o posto de capitão do time de basquete e, de cara, Luíza não gosta dele. Isso será por muito tempo? Porque Luíza tem medo de confiar nas pessoas? Essas são algumas questões que serão respondidas ao longo do livro.

Vou tentar fazer diferente nesta resenha e vou começar analisando o início, ou seja: a capa. Dois balanços vazios em um chão repleto de folhas. A capa pode dar a impressão de um tom melancólico, pode te fazer pensar "esse vai ser daqueles livros que falam de solidão, que nos deixam com um nó na garganta". Bom, é isso mesmo. =D. Sim, O Outro Lado da Memória fala de solidão e consegue te deixar com um nó na garganta. A temática abordada em suas páginas é muito madura e trata de um tema bem atual com relação à mulher. Deixo aqui uma grande salva de palmas para a Bhya por ter conseguido tratar de um tema tão polêmico de uma forma sutil, mas ao mesmo tempo sincera e direta.

Voltar a tocar era o meu sonho. Mas eu me sentia sufocada demais para colocar as mãos em um piano, e, principalmente, em público. Certa vez ouvi a seguinte frase "nunca deixe seus sonhos morrerem, porque a vida sem sonhos é como um pássaro de asa quebrada."  Era exatamente assim que eu me sentia. Um pássaro de asa quebrada.


Gostei da consistência dos personagens. Luiza é bem adulta para a idade que tem, até mesmo levando em consideração tudo o que ela já passou ao longo de seus 18 anos. Porém a sua solidão não é melancólica. Sim, ela é reservada. Sim, ela tem medos, mas a Bhya conseguiu construir duas personagens tão totalmente opostas à Luiza, como Carol e Julia que o livro é totalmente balanceado. Carol e Julia são as melhores amigas que todo mundo tem. Sinceras, entrometidas, que te ligam zilhões de vezes na madrugada e que, acima de tudo, querem que você desencalhe =P.

O casal protagonista merece um outro paragrafo só para eles. Luiza não suporta Arthur, mas eles tem que cumprir uma detenção juntos, o que acaba aproximando os dois. Arthur vai se mostrando algo além do jogador bitolado que só quer saber de músculos e basquete. Ele tem mais para oferecer e Luiza tem mais para contar do que parece. Desde o inicio você vai especulando o que aconteceu para Luíza ser fria daquela forma. Confesso que várias teorias passaram pela minha cabeça e quase acertei qual o drama dela. Mas a verdade é que, mesmo que se a resposta estivesse em uma das minhas teorias, a Bhya incrementou a história de Luiza de uma forma verídica, mas ao mesmo tempo, longe daquilo que a imaginação do leitor pudesse pensar ser o real motivo para o comportamento da protagonista.

- Feio? Não, eu não te acho feio, Arthur!
- Está vendo?
- Só acho você desprovido de características fenotípicas bem-sucedidas.

A leitura não é daquelas que começa mamão com açúcar e vai melhorando. Senti que o texto manteve o seu padrão e o livro é muito rápido de ler. Para mim, O Outro Lado da Memória é uma história de superação, de tentar se renovar, se reinventar E esses são conceitos que muitas vezes nos esquecemos de realizar em nós mesmos quando estamos diante de uma dificuldade. Eu adoro livros que nos deixam uma lição, infelizmente nem todos são assim, mas com O Outro Lado da Memória vai te fazer perceber o valor de uma amizade e vai te deixar refletindo sobre a importância de vencer obstáculos. Confesso que estou pensando sobre isso até agora.

Acho que o fato da Bhya estar estudando psicologia ajudou contribuiu também para esse lado reflexivo do livro. As memórias reprimidas da Luíza são um exemplo disso. E como eu disse, o texto é muito simples, é muito fácil compreender a densidade daquilo que está sendo dito.

- Apesar de eu saber a sua resposta, fiz isso tudo aqui, enrolei com um milhão de coisas, só para perguntar se você aceitaria sair comigo. Mas eu sei que você não vai querer sair com um jogador idiota de basquete - ele completou, a cabeça baixa.

Sim, este livro merece cinco estrelas. É o primeiro livro de parceria que classifico desta forma, simplesmente fiquei apaixonada pela forma como a Bhya escreve, tão apaixonada que não saberia nem explicar. Mas achei o texto muito maduro e muito sincero, bem estruturado. O Outro Lado da Memória é uma mistura de drama, romance, comédia, tudo junto e na medida certa. 



Gente, e se vocês acham que acabou, a Bhya está apenas começando. O livro tem uma música tema exclusiva. Tipo  *-*. Babem. A música é simplesmente linda. Vocês podem conferir no video abaixo e ainda tem a letra para cantar junto. 






Não sei vocês, mas eu já to aqui cantarolando "Do Outro Lado da Memória vou te encontrar. Do Outro Lado da Memória vou sempre estar". Sério, achei a música LINDA.

Bom, acho que é isso, gente. Não percam o post de amanhã, tem Caixa de Correio =D

beijos
Kel

25 comentários:

  1. Ei Kel tudo bom?
    parabéns pela sua resenha, o livro parece ser realmente bom, e pelo o que vc descreve a leitura parece ser ótima, e te colocar dentro do livro *-* gosto de livros assim kk e AMEI essa música tema, mtmtmt linda *-*

    Beijos! http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música tema gruda na cabeça, né? huahuahuahua é muito boa!

      Excluir
  2. O Kel, primeiramente, obrigado por sempre passar no meu blog.

    Eu gostei da sua resenha, tenho gostado de tudo que leio aqui no seu blog, você escreve muito bem, não revela muito. Também gosto da sua organização.

    Muito bom esses livros que nos fazem refletir e mesmo depois da leitura a gente fica pensando. Ah, é o primeiro de parcerias que você dá 5 estrelas, ou seja, deve ser bom mesmo.

    Abraços.
    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rogério. Muito bom poder ler isto dos nossos amigos blogueiros. Sim, eu super recomendo O Outro lado da Memória, ele já virou o meu queridinho. Não que os outros livros de parceria sejam inferiores, mas quando você se identifica com a história, é outra coisa =D

      Excluir
  3. Oi Kel !!!

    Desculpa por não ter visitado vcs antes, estava acabando a faculdade e ai acabei ficando sem tempo para visitar todos os blogs ... nossa sua resenha ficou linda fiquei morrendo de vontade de ler esse livro adoro livros assim que me fazem pensar na vida !!

    Beijos e aguardo sua visita também!

    http://www.livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dre, tudo bem? Sei muito bem como é essa falta de tempo. Também ando assim com o trabalho, to feito doida, querendo que chegue logo agosto =P.

      Excluir
  4. Resenha do livro da Bhya \õ/
    Caramba, curti muito a sua resenha Raquelzita (Ah, vou te chamar assim, ok? Posso?).
    E música exclusiva é muito top, não? rárá Muito boa!
    Beijo...
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode!!! huahuahuahua. Musica exclusiva para livro é mt chique huahuahuahua

      Excluir
  5. Oi,

    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas depois da sua resenha fiquei com mt vontade ler.

    Bjs!!

    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iris, tudo bem? Adoro quando consigo deixar os leitores com vontade de comprar o livro huahuahua. Bom, fica de olho aqui no blog que teremos novidades relacionados a este livro =P

      Excluir
  6. Respostas
    1. todo mundo curtiu a música! huahuahuahua É muito boa mesmo

      Excluir
  7. Olá..
    Gostei da sinopse. É bem o tipo de histórias que gosto e costumo ler.
    Realmente a capa passou solidão. É bem bonita a capa apesar disso. Eu gostei.
    Poucos livros expressam tão bem o conteúdo da história na capa.

    Fiquei curiosa para ler.

    Um beijão.
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é LINDA. Babo por ela sempre huahuahuahua. Espero que vc consiga ler este livro, Letícia. Ele é realmente mt bom

      Excluir
  8. Coisa mais linda essa resenha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô Bhya, muito obrigada pela confiança e pelo carinho, flor. O seu livro é maravilhoso!!!

      Excluir
  9. Oi Kel,
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro,
    desde a primeira vez que li a sinopse, soube que ele[
    traria uma boa estória, agora depois dessa resenha então,
    minha certeza se intensificou.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Del! Esse livro vale super a pena!!! Espero que vc consiga lê-lo. Depois me conta tudo, tá? Esse é daqueles livros que vc fica doida pra comentar com as pessoas

      Excluir
  10. Oi Kel! Adorei sua resenha, não conhecia esse livro e ele me despertou a maior curiosidade. Eu tô numa fase de romances e esse parece ser bem leve e divertido, resumindo: perfeito pra mim!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu to sempre numa fase romance, adoro livros assim. O Outro lado da Memória é apaixonante!

      Excluir
  11. Pra começar eu achei essa capa muito linda!! E não esperava que a história fosse tão envolvente.
    Adorei!!
    Parabéns, a resenha ficou impecável.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha mo!
    Parabéns para a Bhya pelo ótimo livro. Sem contar que a capa do livro foi muito bem produzida! Chama muito a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, namo =D Vai querer ler este livro tb??? =D

      Excluir
  13. Gostei da resenhas... Parece ser um livro bom...

    Bjooos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá!! Tudo bem??
    Ganhei este livro em um sorteio, e como tinha acabado de ler um livro mais pesado, comecei a ler "O outro lado da memória" despretensiosamente e me apaixonei por Luíza, Arthur e seus amigos. Realmente a historia te conquista e traz todo um assunto atual, como a perseguição de antigos companheiros, e uma tentativa de abuso. Luiza vai te conquistando e tem suas dúvidas que fazem a gente lembrar do inicio do namoro, a conquista da confiança, e vamos vendo seu crescimento e amadurecimento.
    Realmente este livro é 5 estrelas, e não sabia da música e amei de verdade!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!