# Mudando de Assunto// Entrevista com a escritora Marli Carmen


Olá, queridos leitores! Tudo bem?

Primeiramente peço desculpas pela ausência da coluna Mudando de Assunto no último sábado. Gravei o dia todo e não consegui um tempinho para postar aqui. Não sei se vocês sabem, mas eu e Raquel somos jornalistas. A Kel trabalha em um site e eu num programa de TV.

Pois bem, para me desculpar com vocês hoje excepcionalmente a coluna vai ser numa terça-feira! E a entrevistada da vez é a escritora Marli Carmen, autora do livro "Amazônia- Um Caminho para o Sonho". Confira!



Como surgiu a ideia de escrever o livro "Amazônia- Um Caminho para o Sonho"?

O desejo de escrever o livro surgiu de alguns fatores. Um deles foi o grande amor platônico pela floresta e percebi que a ideia a respeito daquela região é muito equivocada. Quando avisei que estava indo para lá, muitas pessoas disseram para me cuidar por causa dos perigos, das cobras, jacarés. Esquecem que existe uma Amazônia urbana, com lojas, prédios, carros. Queria levar esse conhecimento para meus leitores, assim como, a leveza da amizade, a ternura do amor, a possibilidade de seguir o caminho que nos leva até os nossos sonhos.

Você já escreveu pensando em publicá-lo?
Sim, escrevi com a intenção de publicá-lo.

Podemos dizer que a internet foi um facilitador na divulgação do seu livro?
Sem dúvida, Monique! Eu, como autora independente, preciso muito da internet para divulgar meu livro. Tenho encontrado pessoas maravilhosas pelo caminho!

Onde podemos encontrar seu livro? Livrarias? Internet?
Bem, as únicas livrarias que vendem meu livro são: Papelex Papelaria e Livraria e Fratelli Papelaria e Livraria na cidade de Ascurra-SC, na livraria Catarinense e Blulivro em Blumenau- SC, assim como, na Livraria Curitiba-virtual. Também podem adquirir diretamente comigo através do e-mail: marlicarmen@hotmail.com.

Pretende escrever mais livros?
Sempre! Gosto de pesquisar e escrever!

Você acredita que seus textos têm influência de algum escritor ou livros específicos? Quem? Quais?
Não acredito que tenha influência, não. A ideia surgiu muito minha. Não fiquei lendo e pensando: -“ Nossa, quero ser assim.” O texto, vocês podem ver que é muito original, não sigo nenhuma tendência, e sim, estou criando uma nova. Como o escritor J.C.Hesse mencionou: “..pode ser o sinal de um novo veio literário.”

Seus personagens são inspirados em pessoas ao seu redor? Quem?
Não de maneira direta ou intencional. Porém, sempre somos influenciados. Acredito que cada uma delas leva um pouco de mim, na época em que escrevi o livro. Já os personagens secundários foram surgindo e ganhando­ vida durante a trama.

Em quanto tempo você escreveu seu livro?
O livro tem uma intensa pesquisa que levou sete anos, e para escrever foi um ano. Hoje, não tenho, talvez, o reconhecimento que poderia com uma obra tão culturalmente rica. Mas eu acredito que, um dia, o livro será de grande importância. Por exemplo: muito da informação sobre Fordlândia não se encontra em nenhum outro livro.

Fora escrever, o que mais você faz?
No momento, estou me dedicando totalmente ao novo livro. Escrever esse tipo de história é muito cansativo. Tem a pesquisa de campo para conhecer a história, cultura, comida, música,comportamento, material das construções...é tanta coisa. Depois é preciso pensar nos personagens, suas emoções, opiniões, o enredo da trama. Como trabalhar ficção e não ficção em um único livro. O cenário da história é lindo e mágico! A presença das montanhas e a magia dos Incas continua no ambiente tornando-o ainda mais encantador. Enfim, é isso que estou fazendo no momento: escrever.

Seu livro tem tido uma boa aceitação?
Alguns leitores confessaram, em suas resenhas ,que não tinham expectativa sobre o livro. Acharam que não iriam gostar e se surpreenderam, dando até 5 estrelas no skoob! Acredito que teria uma melhor aceitação se estivesse nas livrarias das grandes cidades.

Fale um pouquinho sobre o seu livro, por favor.
Em “Amazônia- um caminho para o sonho”, o leitor conhecerá cinco personagens que vão acompanhá-lo durante toda a viagem. Vai se encantar com a beleza e exuberância de uma Amazônia tão brasileira! Apaixonar-se-á por Rafaela, a jovem aspirante a escritora, tímida e atraída pelo charmoso tio de sua amiga. Poderá o amor se desenvolver até o final da viagem?
“Amazônia”- um livro que te fará se apaixonar pela Brasil e te levará a uma viagem inesquecível.


Espero que vocês tenham gostado da entrevista!
Beijão


15 comentários:

  1. Monique, obrigada pelo espaço.
    Adorei participar da entrevista e adorei as perguntas que você criou! Parabéns.
    Um doce beijo no coração.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!

    Adorei o quadro, nao conhecia. E otima escolha de autora. Nao a conhecia ate pouco tempo, quando li uma resenha em um blog parceiro dela. O livro parece ser muito bom!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bela entrevista!!!É sempre bom saber um pouco mais sobre o que os autores pensam!!!Meus sinceros parabéns a minha grande amiga Marli e sucesso sempre na construção de suas obras!!! Realmente, é verdade, a Marli tem seu estilo próprio na composição de sua obra.

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://www.umaviagemaofuturo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bastante interessante
    Falam super bem dele
    E a entrevista ficou muito boa, parabéns

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. adorei a entrevista!
    que blog liindo, amei aqui! *-*
    seguindo!
    beeeijos,
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O livro da Marli é riquíssimo, concordo com ela que o livro teria uma melhor aceitação se tivesse em grandes livrarias ao redor do país, mas nada impede que isso não aconteça no futuro. Bem, se você quer um livro que te faça aprender mais sobre nosso país e te faça crer nele e nas pessoas que nele vivem, ou até mesmo um livro que te faça acreditar que sonhar vale a pena. Essa é a pedida. Adorei as respostas e a entrevista. - Abraços, Felipe (A Hora do Livro).

    ResponderExcluir
  7. Oi, Monique!
    Bem legal saber que a escrita brasileira está evoluindo cada vez mais por meio da internet. Então ouve sete anos de pesquisa para o livro? Nossa, isso é bastante tempo - deve ter ficado ótimo!

    Abraços!
    Vini - blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Monique :D
    Eu admiro muito o trabalho da Marli, ela merece muito publicar mais livros e fazer mais sucesso. Adorei a entrevista :p
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Monique!
    Faço um trabalho voluntário na comunidade de Pratinha.
    A Marli nos mandou Amazônia Um Caminho Para o Sonho,eu amei, achei de uma inteligência enorme a maneira como ela abordou tantos temas didáticos de uma maneira leve, prazerosa para os adolescentes.
    Ele é muito lido pelos alunos da E.E.Marlene Martins Reis, estamos esperando ansiosos pelo novo livro.
    Adorei o entrevista, você soube abordar os temas em que tinha curiosidade em saber.
    Parabéns as duas!

    ResponderExcluir
  10. Muito legal essa entrevista ...

    Quero muito ler o livro!

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Mais uma ótima entrevista Monique! Muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Olá Monique adorei a entrevista, amor platônico pela Amazônia? então quer dizer que a autora nunca lá esteve?

    Interessante.

    Bjus

    José Agenor
    http://www.blogdojoseagenor.com.br/
    Fan Page: https://www.facebook.com/BlogdoJoseAgenor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José. Ela perguntou como surgiu a ideia de escrever sobre a Amazônia, se é assim, isso significa antes de escrever, certo? Antes de escrever, eu nunca havia estado na Amazônia, mas depois eu fui para a pesquisa de campo e desci o rio Amazonas, de Manaus até Belém como fariam os personagens. Beijinhos e obrigada por seu comentário.

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!