# Resenha 29 // Guerra dos Tronos livro 2 - A Fúria dos Reis

Oi gente, tudo certinho?

Comigo tá tudo bem. Como prometido, hoje é dia de resenha por aqui. Essa resenha já era para ter saído há um bom tempinho, mas houveram alguns contratempos que irei explicar ao longo do texto =P. Já fiz alguns posts sobre Guerra dos Tronos, os personagens apareceram por aqui no Top Sunday e também já resenhei o Livro Um e percebi que a saga realmente chegou para ficar e conquistou muita gente. A mim, ela tem surpreendido. No livro dois não foi diferente, mas, como já tinha falado na resenha do volume anterior, esse não é o meu gênero preferido, então, vou ser um pouco chata em alguns pontos. Prometo dar o mínimo de spolers possíveis a seguir:


Título: A Fúria dos Reis – As Crônicas de Gelo e Fogo, vol. 2
Autor: George R. R. Martin
Editora: Editora Leya
Páginas: 656


Sinopse: “Um cometa da cor do sangue e fogo atravessa o céu. E a partir da cidade antiga de Dragonstone às margens proibidas de Winterfell, reina o caos. Seis nações lutam pelo controle de uma terra dividida e pelo Trono de Ferro dos Sete Reinos, preparando-se para o embate através de tumulto, confusão e guerra. É um conto em que irmãos conspiram contra irmãos e os mortos se levantam no meio da noite. Neste lugar uma princesa se disfarça como um garoto órfão, um cavaleiro espiritual prepara um veneno para uma feiticeira traidora, e homens selvagens descem das Montanhas da Lua para devastar o campo de batalha. Com um pano de fundo incesto, alquimia e assassinato, a vitória pode chegar aos homens e mulheres possuidores do aço mais frio … e corações mais gelados. Quando há um confronto entre reis, toda a terra treme.” 


O livro é a continuação do primeiro e, com os reinos em guerra aguardando o temido inverno chegar, tudo pode acontecer e tudo vale para conquistar mais terras. Agora Chatoffrey (quer dizer, Joffrey) é o rei Sete Reinos, tendo a mãe – Cersei, como regente. A legitimidade de seu reinado é questionada pelos dois irmãos do falecido Robert e ambos autodenominam-se reis. Stanis, irmão mais velho seria o primeiro sucessor do trono. Senhor da Pedra do Dragão ele não mede esforços para marchar em direção à Fortaleza Vermelha, ainda mais tendo ao seu lado o ser bizarro que é Melisandre de Asshai, a mulher vermelha, sacerdotisa de R’hllor. Já Renly, Senhor em Jardim de Cima também busca o tão almejado trono de ferro. Enquanto isso Robb Stark continua a conquistar pequenos territórios em busca da sua vingança pela morte do pai.

Bom, o livro é bem linear e se encaixa perfeitamente com o final do primeiro, o que é um ponto positivo, tem sagas que a continuação parte da premissa de que você tem bola de cristal e consegue saber o que aconteceu naquele meio tempo de um livro para o outro.

Confesso que gostei mais do segundo que do primeiro. Não sei se foi porque eu já me acostumei com o estilo de leitura e com o excesso de personagens, mas consegui me prender mais com A Fúria dos Reis que com Gelo e Fogo. Porém apesar de ter curtido mais o segundo livro, demorei bem mais para finalizá-lo que o primeiro. Porque? Primeiro porque quando li As Crônicas de Gelo e Fogo eu estava de férias e conseguia ter mais tempo de ler e consegui terminar em 13 dias, o que não aconteceu agora. E segundo porque eu achei que o livro enrolou um pouco. A guerra estava sendo falada desde o primeiro livro. "The Winter is Coming" e a guerra em si mesmo só ocorreu lá pelo final de A Fúria dos Reis. Claro que nesse meio tempo muita coisa aconteceu, mas...

O que eu mais gostei nesse livro foi a mudança no temperamento de alguns personagens. Alguns ganharam mais espaço, como o Tyrion e a própria MalaDany (não gosto dela, gente, desculpem-me!) outros acordaram para a vida e deixaram de ser burros como o SonsaSansa que levou um bom banho de água fria e percebeu que a vida não é como as suas canções idiotas. Os novos personagens também foram muito bem pensados. Destaco a própria Melisandre que nem precisa aparecer para você temê-la. Gostei particularmente do Renly, apesar disso ter durado pouco tempo (oops, spoilers ambíguos =P). Outros que merecem destaque são a guerreira Briene, dona de uma forte personalidade e as crianças Meera e Jojen Reed que são maravilhosas também. Eles tiveram destaque dentro do seu núcleo e eu adorei.

Existem também aqueles personagens que te surpreendem como a Arya! E ela merece um paragrafo só para ela! Confesso que o Jaime também me surpreendeu porque, não sei como pareceu à vocês, mas para mim ele era apenas um poço de músculos que só servia para lutar. Me surpreendi com seus diálogos inteligentes e sarcásticos neste livro. Mas, ÓBVIO, todo o livro tem aqueles personagens que, uma vez imbecis sempre imbecis, como a Catelyn!

Voltando à Arya, minha princesinha linda e preferida cresceu ainda mais. Sua força, coragem e até mesmo astúcia (adjetivo de Chapolin Colorado!) são pontos muito fortes na personagem. E ela tem apenas dez anos, o que é o mais incrível. Ela é MUITO esperta e, sozinha ou acompanhada, consegue se virar perfeitamente. Os capítulos dela foram os mais aguardados por mim que, por sorte, tem mais que no primeiro livro (ou pelo menos foi o que me pareceu). 

Bom, meu balanço do livro é que mais uma vez fui surpreendida. Gostei bastante do que li, apesar das ressalvas. De fato não é aquele livro que tem uma leitura fácil, ler Guerra dos Tronos requer paciência para assimilar alguns fatos, o que não significa que a leitura não seja prazerosa. Esse é um livro que tem personagens dúbios, cenas fortes, guerra, trapaça, mas tudo muito bem estruturado. 

Recomendado.




37 comentários:

  1. Eu vejo os livros, as pessoas lendo, mas nunca me interessei pela série...
    A sua resenha ficou bem escrita!
    Quem sabe um dia dê uma chance aos livros...

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que essa tb não é a minha série preferida não, Paola! Mas não dá pra negar que é mt boa!

      Excluir
  2. Oi, Kel
    Tudo bem??

    Você terminou de ler... Eu ainda estou lendo...
    Também estou gostando bem mais desse livro do que do primeiro, principalmente porque os capítulos "Bran" estão ganhando mais espaço. Meera e Jojen, muito legais também!

    Pretendo terminar esse livro antes das ferias, muitos livro na fila, vou ficar louco quando acabar esse e olhar pra estante, muitos livros que estou louco para ler esperando na fila.

    Theo/Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim de Game of Thrones é isso. Você acaba ficando preso a ele pq ele é mt grande =P. Mas vale a pena a leitura. Hmmm, Bran é? Tb gosto dele!

      Excluir
  3. Interessante! É engraçado como vc consegue falar sobre qq livro, por mais chato que pareça e me fazer ficar com vontade de ler! rs

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel!!

    Ganhei do maridão o primeiro livro Guerra dos Tronos, ainda não comecei a ler.
    Adorei sua resenha, e me animei em começar a ler o meu rapidinho, para depois passar pelo segundo como você.
    Beijo
    Rê SOuza
    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nem preciso falar que adoro Guerra dos Tronos, mas ainda não li os livros, tenho assistido a série, mas sua resenha me faz ter vontade de ler.

    Bjus.

    José Agenor

    http://blogagenor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A surpresa seja em qualquer leitura de qualquer gênero, é fator primordial para o encanto do livro e da história e seus afins. Esse é o meu gênero preferido, com uma história mística quase fantástica por trás (amo fantasia em primeiro lugar), mas a série ainda não entrou na minha lista, vamos ver mais pra frente.


    Beijinhos Kel
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Pois é, a série tb não tinha entrado na minha lista. Mas como entrei de férias, resolvi que ia ter tempo de ler, então dei a chance =P

      Excluir
  7. Hey, Kel!
    Sempre tive vontade de ler As Crônicas de Gelo e Fogo, mas tenho que admitir que acabo tendo muita preguiça (poxa, dá pra matar alguém jogando um volume dessa série na pessoa!). Esse tipo de história é bem do meu estilo, então tenho que deixar meu cansaço e procurar lê-lo.
    A série, que está fazendo muito sucesso, também parece ser ótima. Ela já está na minha lista de coisas para ver, mas antes quero terminar de assistir a 5ª temporada de The Mentalist ;)

    Muito boa resenha, parceira!
    Abração!
    Vini - Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas, esse livro parece ser bem legal. Embora não tenha vontade de ler, a resenha ficou muito boa!

    Bjs, http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sempre quis ler algo do Martin pelo tanto que falam bem, mas infelizmente, por mais que tenha adorado sua resenha, eu tento gostar do livro e da série e não consigo, não é nem da escrita, é do gênero em si. Não sei se é porque não estou no momento de ler algo assim, ou se não gosto mesmo, mas sei que não consigo ler (fora o fato de já terem me dito que em toda oportunidade o autor mata um personagem).

    Até o momento surgir, o livro ficará guardadinho e sendo bem cuidado na estante rsrs.

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myris! Te entendo totalmente. Tb não sou lá grande fã desse gênero literário não. Mas não tem como negar que o cara é bom. Sou bem critica com os livros dele. Ele não me conquistou 100% ainda, mas curto a série.

      Excluir
  10. Sempre quis ler essa Guerra dos Tronos, mas o número total de páginas da série inteira me afasta bastante! :/ Quando tiver bastante tempo livre (e dinheiro! hahaha) pretendo começar a série.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, além de ter muita página, é um livro bem denso, pra se ler aos poucos. Foi assim que eu fiz com o segundo!

      Excluir
  11. Oi!
    Babei na resenha aqui! rs
    Assisto o seriado, mas sou louca para ler os livros. Quem sabe não os coloco na próxima listinha de compras. Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que esse cara não para de escrever! huahuahuahua

      Excluir
  12. Oi..
    Ai nem me fale nestes livros, que estou louca por todos.
    Mas prometi para mim mesma que só compraria um livro, depois que lesse todos que estão aqui em casa, e que ainda não li..rs
    A não ser que eu ganhe né..rs

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, se eu fizer isso fico uns dois anos sem comprar nada. Minha conta bancária ia amar isso HUAHUAHUAHUA. Mas não resisto a uma promoção

      Excluir
  13. goooooostei bastante da resenha flôr, deu até aquela vontadizinha de ler, rs :p
    espero por voce..
    ah-se-o-chuveiro-lavasse-a-alma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi linda.
    Caramba, eu simplesmente sou maniaca pelo George Martin. *.*
    Eu li já até o livro três e quero logo começar o quatro. É porque são tão grandes que tomam
    muito tempo, ai eu só consigo dar atenção a ele kkk E o terceiro foi bem ENORME.
    Amo Amo e Amo As cronicas de gelo e fogo. ♥

    Beijo :*

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já leu o três? AI MEU DEUS. Não sei quando vou ler o três, mas com certeza quando eu estiver mais folgada pq nmg merece ficar um mes inteiro pra ler um livro =P huahuahuahua

      Excluir
  15. Eu estou no terceiro, sem previsão de terminar, e gosto muito da série, acho o enredo bem construído, mesmo tendo muitos personagens entendemos bem, só a mania de matar todo mundo que o autor tem que me deixa triste, nem dá tempo de piscar e alguém dá adeus.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pra ler GOT tem que ter disposição e nada de pressa huahuahuahua

      Excluir
  16. Oi Raquel :)

    Nossa adorei sua resenha e ainda mais seu blog estou seguindo e estarei aqui sempre, eu já li guerra dos tronos e estou doido em Fúria dos Reis, amei sua sinceridade e o jeito que se comunica com o leitor, beijão :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabriel. Fico mt feliz que vc tenha gostado!

      Excluir
  17. Comprei o primeiro e o segundo. Estão me olhando da estante. Mas ainda não comecei a ler. A lista de leituras está grande. Acho que vou aproveitar as férias para ler esses por serem maiores. Sua resenha é ótima como sempre!

    Te indiquei uma tag lá no blog.

    Bjsss
    Ana
    www.sonhandoporescrito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha lista de leitura também tá gigante. E pra ler GoT tem que ter tempo e paciência mesmo

      Excluir
  18. Sou mega fã de CGF, li todos e sou suspeita pra falar, mas acho todos perfeitos. Mas o terceiro nao tem comparaçao! Recomendo que leia o mais rapido possivel haha. O ritmo acelerado volta!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Demorou, mas conseguiu! hahahahahha
    Agora devolva o meu livro! Runf!
    Em breve começarei a ler, espero gostar igual a você mozi

    ResponderExcluir
  20. Oi dorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  21. Boa blog e grande resenha. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei historia Game of Thrones, conta uma trama extraordinária. A série também é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Estou emocionado assistir game of thrones 7 temporada a história é maravilhosa. Serie GoT, só não gostei de ter que esperar para ver a próxima. Sou fã das series, por que eu gosto do suspense de esperar um novo capitulo ou temporada e estou super emocionado.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!