Caros leitores, como vocês estão?
A resenha de hoje é sobre o livro "Redemptoris: A Saga do Cristo Desaparecido", do grande escritor e jornalista brasileiro Carlos Eduardo Novaes. O autor é comparado ao genial Stanislaw Ponte Preta, por causa de sua ironia e pelos textos sempre citando os interesses políticos (e interesses dos políticos) e o jeitinho brasileiro, ou melhor, malandragem carioca.
Vamos a resenha!
Título: Redemptoris: A Saga do Cristo Desaparecido
Autor: Carlos Eduardo Novaes
Páginas: 352
Páginas: 352
Editora: Record
Sinopse: Uma notícia bombástica pega de surpresa a população do Rio de Janeiro - o Cristo Redentor, uma das novas sete maravilhas do mundo, desapareceu do alto do Corcovado. A notícia rapidamente se espalha, e a mente criativa do carioca logo cria inúmeras versões diferentes para o acontecimento, de milagre até extraterrestres.
Em Redemptoris, Carlos Eduardo estreia no romance, mas não perde a veia irônica que o consagrou em suas crônicas. O livro é um misto de crônica social e novela policial. Como falei na coluna "Li até a página 100" vocês vão achar meio doido o assunto central do livro, mas a partir de um determinado momento do livro tudo, ou quase tudo, faz sentido. Simplesmente o Cristo Redentor desaparece do Corcovado! A estátua some, ninguém sabe de nada, ninguém viu nada e isso põe a cidade do Rio de Janeiro em ebulição! Prefeito e seus assessores desesperados, população aflita, boatos de todo gênero se instauram na Cidade Maravilhosa. Detetives e policiais à caça do Cristo e muito humor no meio disso tudo!
A história brinca com as possibilidades dessa impossibilidade e com o comportamento dos políticos durante as eleições. O que o prefeito do Rio de Janeiro que quer ser reeleito vai fazer depois do sumiço da estátua do Cristo? Sem o Cristo Redentor nada de reeleição. Fagundes, o prefeito, tem que dizer adeus a política se não encontrar o Cristo à tempo da eleição. Só Jesus salva (literalmente)!
– Não vou ler e-mails nem atender telefone. Mesmo que seja o papa!
– O papa na linha dois! – gritou uma telefonista metendo a cara na porta.
– Atende aí, Jonas. Diz que não estou...
– Mas prefeito – ponderou o chefe de gabinete – , é Sua Santidade!
– E daí? Ele vai me encher o saco como qualquer mortal. Só que com aquela vozinha macia dos papas.
Por outro lado, o candidato da oposição vai ganhando espaço. Afinal, não foi na gestão dele que o Cristo Redentor desapareceu. Pontos a frente, claro. Isso se não tivesse uma reviravolta nessa história toda e... (parei, não vou contar o final do livro, leiam rsrs).
Mas não só de Cristo vive o livro. Tem histórias paralelas tão ou mais interessantes que o próprio sumiço do Cristo. Tá, exagero, são interessantes, mas o suspense do Cristo desaparecido supera. Tem histórias de amor de homem por mulher, mulher por homem, mulher por cachorro (algo maternal, ok?), de pessoas por extraterrestres... Ok, não chega ser amor, mas obsessão, inclusive tem gente na história que acha que o Cristo foi levado por um disco voador. Algo plausível, né, afinal quem mais iria sequestrar o Cristo, colocar num lugar aleatório com um espaço gigantesco e ninguém mais ia ver e denunciar? E por que cargas d'água alguém iria roubar o Cristo e não ia mostrar para ninguém sua nova aquisição? Como conseguir olhar para a estátua todos os dias e ser egoísta o suficiente para não mostrar para ninguém? Como mesmo a pessoa não mostrando ninguém mais ia ver aquela estátua gigantesca? E vamos ser sensatos, para roubar o Cristo precisaria ter uma mão-de-obra de responsa, né? Agora sendo ET é outra coisa...bem mais fácil...
Mas vou ser boazinha com vocês. Não, não foi um disco voador que sequestrou nosso Cristo, foi algo/alguém muito mais interessante. É surpreendente, eu diria.
Um dos personagens principais do livro, Jamie Trent, é aquele típico detetive no maior estilo Sherlock Holmes, porém mais desajeitado e sóbrio. À sua volta circula personagens bem interessantes: a mulher Rita, a irmã Suelen (namorada do principal candidato de oposição à Prefeitura) a jornalista e amante Laura e o ajudante de detetive Robson Formiga.
E aí, qual é o seu palpite? Quem você acha que levou nosso Cristo Redentor? Já dei a dica que não foram nossos amigos de outro mundo! Use a sua imaginação ou corra para ler o livro! Rs
Que louucura.. Impossivel imaginar o cristo em outro lugar que nao o corcovado. pior, como alguem conseguiria esconde-lo?! Que viageem rs
ResponderExcluirParece ser um livro muito interessantee. a sinopse dele me deixou meio sem saber o que pensa. ceeus que estranho pensar nisso. como carioca, é estranho.
Fiquei curiosa pra saber quem roubou e o porque. acho que irei ler esse livro =))
Beeijos, Dreeh.
Livros e tudo o que há de bom
Viagem mesmo...literalmente =x Tá, não vou contar o final do livro! rsrs
Excluirbjoos
Oi Monique!
ResponderExcluirParticularmente não conhecia esse livro. Porém ele me pareceu bem bacana, de verdade!
MORTO com o GIF de disco voador... hahaha
Mas super me interessei pela estória... com certeza vai entrar na minha listinha de leitura! hehe
Já seguia o blog, mas vou seguir com outra conta mesmo assim... :)
Apanhador de Livros
Ele é show, Lucas! É meio louco, mas é show! Essa é a graça! rsrs
ExcluirO gif do disco voador que te motivou a ler a resenha, né? Confessa! hahaha
bjoos
Eu vi sobre esse livro em algum lugar. Apesar de a resenha ter sido boa, não faz meu estilo, será que o leria? auhsuahsuahs
ResponderExcluirBeijão, Lari.♥
Vitamina de Pimenta
@laricrazy_
Larissa, talvez você tenha visto sobre o livro aqui mesmo! Eu tinha feito o "Li até a página 100" com ele!! rs
Excluirbjoos
Eu não conhecia esse livro e muito menos o autor. Parece ser muito bom. Gostei da sua resenha.
ResponderExcluirBjokas
http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/
Kelly, o autor é conhecido! Talvez você não esteja ligando o nome a pessoa!
Excluirbjoos
Aii Adorei!
ResponderExcluirEsse livro deve ser muito bom. Eu não conhecia esse livro, mas já ouvi falar do Carlos Eduardo Novaes, aliás, gosto muito das crônicas dele.
Fiquei com muita vontade de ler a história.
A resenha está ótima Monique!
Beijos
http://oacucareiro.com/
Ele é maravilhoso!
ExcluirOpa, obrigada! =D
bjoos
Oiie flor!!
ResponderExcluirAdorei seu blog,esse livro deve ser muito bom,apesar que eu ñ tenho o hábito de ler,mas achei bem interessante!!
To seguindo o blog e curtindo a fanpage,retribue se puder?
Bjoks!!
http://oivaidosa2013.blogspot.com.br/
Vamos passar a ter esse hábito, senhorita Elaine! É super importante! Não precisa ser esse livro, mas pega um livro que te interesse, que te deixe com curiosidade, vontade de saber mais e vá em frente!
Excluirbjoos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirQue assunto inesperado esse! Mas o livro parece ser ótimo e agora estou louca para ler e descobrir o desfecho! :)
Amei sua resenha, Monique!
Beijos.
http://gostoliterario.blogspot.com.br/
Tudo bem, e com você, Kamila??
ExcluirEbaa! Que bom que gostou da minha resenha e que ficou com vontade de ler o livro!! =D
bjoos
hahaha Ameiii <3
ResponderExcluirSuper curiosa vou ler...
Tadinho do papa kkkk
bjus
http://prypensando.blogspot.com.br/
Pois é, menina, pensei a mesma coisa! Eu atenderia o Papa...po, é o PAPA! rsrs
Excluirbjoos
Deve ser muito engraçado! Será que diminuíram o cristo com uma super arma encolhedora?!
ResponderExcluirAmei muito a capa, adoro capas coloridas!
http://sea-of-books.blogspot.com
Tá frio, tá frio...rsrs
ExcluirA capa é linda!!
bjoos
Lindona adorei a dica e sua visita *-*
ResponderExcluirvoltarei sempre
beijocas
http://vemvctambem.blogspot.com.br/
Volte sempre mesmo, Jessica!!
Excluirbjoos
Eu já disse que encontro as melhores dicas e resenhas aqui? Devo ter dito.
ResponderExcluirMeninas vocês escrevem bem d+. Me admira que não tenham um milhão de seguidores.
Amei a dica. A resenha foi muito bem escrita (como sempre), parabéns!
Beijos
Isa
www.passaporteliterario.com
Agora fiquei metida!! ahhahaha
ExcluirPoxa, muito obrigada, Isa!! A gente tenta escrever da melhor forma possível! Acho que ajuda bastante a gente ter feito jornalismo e trabalhar na área!
beijão
Confesso que já conhecia esse livro mas a capa e a sinopse não me atraíram e, até então, eu não compraria esse livro. Mas ao ler sua resenha mudei completamente de opinião.
ResponderExcluirEsse mistério e originalidade definitivamente chamam a atenção de que gosta de um bom suspense. Incluirei na minha lista de aquisições!
Beijos
Isa
www.passaporteliterario.com
Vou passar a cobrar o merchan ao Carlos Eduardo Novaes!! ahahaha Brincadeira!
Excluirbjoos
Acredita que eu não conhecia esse livro? Mas já super curti o enredo!
ResponderExcluirParece ser incrível como o autor usa algo que é palpável, já que tá aqui pertinho da gente, pra colocar em algo de desaparecimento! AHUSAHSUA Gente, que incrível. :P
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Pois é, a história fica ainda mais bacana porque é algo perto da gente! A gente fica pensando no que faria caso isso acontecesse!
Excluirbjoos
Adorei a resenha, deve ser ótimo o livro mesmo. Louca e ansiosa para lê-lo.
ResponderExcluirAliás obrigada por passar no meu blog, adorei o seu comentário. E eu blog é lindo!
Beijos.
alolatemumblog.blogspot.com
Que bom que gostou, Paola!!
ExcluirÉ ótimo mesmo!!
aaah obrigada, flor!
bjoos
Hauhauhauhua desde que você me falou desse livro eu achei irado como as pessoas possuem uma imaginação fértil! Um livro bastante original que com certeza vale a pena ser lido!
ResponderExcluirMas mais fértil que a sua imaginação é difícil, Bruno! ahahaha
Excluir