Olá, leitores queridos, tudo bem?
Como falei ontem, hoje tem entrevista com a escritora Kika Hamaoui, nossa mais nova autora parceira do blog Por Uma Boa Leitura!
Pra quem não leu a apresentação da Kika publicada ontem, ela tem apenas 20 anos e um livro publicado, o "Dois-Mundos de Antônia" (tem a sinopse aqui). Além disso, Kika é estudante de Filosofia da PUC-Rio e atriz.
Se deliciem com essa entrevista!
Por que escolheu cursar Filosofia? Algum filósofo em especial foi sua inspiração para escolher esse curso?
Escolhi filosofia por vários motivos. Primeiramente, porque é algo que gosto, e não me imagino optar por outro curso, por qualquer outro motivo. Segundo, porque sigo a linha de romance filosófico nos meus livros, e por mais que não o faça de maneira didática, é fundamental ter uma base científica.
E hoje, com um leque maior de conhecimento, qual é seu filósofo favorito?
É muito difícil escolher um favorito, claro que alguns me chamam mais atenção, como Foucault, Nietzsche e o clássico Sócrates, que talvez seja o que passe melhor ao mundo o que eu particularmente, considero como filosofia. Mas o interessante é perceber que os verdadeiros filósofos são aqueles que conseguem enxergar algum brilho nas questões da vida, independente de serem formados ou terem livros publicados.
Filosofia é um assunto que qualquer pessoa pode discutir? O que você acha da “filosofia de boteco”? Rsrs
Para responder esta pergunta teria que saber primeiro o que está sendo considerado como filosofia. Se for o que chamo de “livre pensamento”, com certeza é e deve ser para todos, é inclusive o que abordo nas minhas publicações, sempre de uma forma poética. Agora, se estamos falando de “história do pensamento”, questões específicas, é evidente que requer algum estudo. E a filosofia de boteco é muito bem vinda, claro! Sem caretices, a filosofia tem que voar pra fora das salas de aula!
O seu livro “Dois-Mundos de Antônia” é um livro de filosofia?
É um livro de filosofia, de amor, de livre pensamento...
Em uma frase, como você definiria “Dois-Mundos de Antônia”?
"Dois-Mundos de Antônia" é uma síntese entre a poesia e a filosofia que permeia nossos mundos!
Por que o nome Antônia? Tem um carinho especial por esse nome?
Claro que depois do livro passei a ter. Mas o nome simplesmente veio, chegou até mim e aceitei com muito amor.
Como você faz para promover seu livro? A Internet é o ponto-chave?
Ainda é difícil ser um autor independente no Brasil, principalmente por ser um país que não valoriza muito a leitura, muito menos a filosofia, infelizmente. E mesmo assim, o que faz sucesso não é exatamente o que chamo de literatura. Muita gente conhece de cabo a rabo a história de “50 tons de cinza”, mas nunca ouviu falar em “Mario Vargas Llosa”. Uma pena, mas algo que pode e tenho esperança de que vai mudar. A internet ajuda, com certeza. Mas principalmente o interesse e divulgação de cada um é o que faz o livro conseguir voar!
Seu livro tem tido uma boa aceitação?
Sim, a grande maioria dos leitores tem gostado muito, o que me deixa muito feliz! Ouço coisas que me fazem pensar “oba, missão cumprida!”.
Como você conseguiu publicar “Dois-Mundos de Antônia”? Correu atrás de editoras?
Publiquei de maneira independente, não cheguei a procurar grandes editoras.
É um livro para pessoas de todas as idades? Quem é o público-alvo do seu livro?
Sim, para todas as idades. Apesar de não ser um livro destinado para crianças, tenho certeza de que elas são capazes de ler e tirar uma linda mensagem dele, como já o fizeram. Já tive leitores desde oito anos, até vovós e vovôs de amigos que pararam pra ler. E o mais legal, é que ambos gostaram!
Você também escreve poemas? Seus poemas são lidos em saraus? Você frequenta qual sarau?
Escrevo poemas, sim. Além de ler em saraus, também publico alguns no blog que já mantenho há cinco anos. Gosto muito do Corujão da Poesia, mas não me prendo a nenhum em especial, todos tem coisas boas a oferecer!
Além da divulgação de seus versos no sarau, você tem outra plataforma de divulgação (blog, fanpage, perfil no Facebook, etc)?
Sim, meu blog “A genialidade é um tipo de loucura” (http://kikahamaoui.blogspot.com/) e no facebook a página do livro (facebook.com/doismundosdeantonia) e a minha fanpage (facebook.com/kikahamouii)
Onde o leitor pode encontrar seu livro (livrarias, editora, internet...)?
Pode encontrar no site da editora (Universo do Autor), nos sites das livrarias Cultura e Saraiva, ou entrar em contato comigo pelas páginas do facebook e encomendar um cópia com dedicatória!
Tem planos de escrever mais livros? Sobre qual assunto?
Com certeza, estou terminando uma coletânea de textos poéticos e pretendo continuar com meus romances filosóficos.
Quando você descobriu que tinha jeito para a escrita? Foi uma descoberta pessoal ou um elogio que te despertou pra isso?
Sempre escrevi, desde que aprendi a escrever mantenho diários com textos e poesias, além disso, era uma criança bem reservada e concentrava minha atenção nos livros. Para ser sincera, não era muito boa aluna, logo, não muito elogiada. Mas os elogios e boas notas estavam sempre concentrados nas aulas de redação!
Você fez um projeto social bem bacana ensinando crianças de um colégio na Pavuna a escrever poesias. Como foi? O que achou? Teve um resultado satisfatório? Pretende fazer esse projeto em outros lugares?
Foi um projeto em uma escola na Pavuna, em parceria com a Arena Jovelina. Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida, já tem quase um ano e as crianças falam comigo até hoje. Sempre achei que as crianças são os maiores filósofos, meu sonho é poder ampliar este projeto, e quem sabe, dar aula de filosofia para crianças. Os adultos deveriam prestar mais atenção no que elas tem a dizer, muitas vezes é muito mais útil e interessante do que o que eles dizem.
Teatro ou Filosofia: o que você prefere?
Isso é muito difícil de responder, uma pergunta sem resposta! Pra mim um sempre complementará o outro, assim como um ciclo que existe na vida e na arte. O importante é sempre se expressar, colocar pra fora!
Gostaram da entrevista? Querem resenha de "Dois-Mundos de Antônia"?? Em breve teremos sorteio do livro!! Aguardem!! ;)
Beijoos
Oi Monique,
ResponderExcluirindiquei seu blog para responder a uma TAG:
http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2013/06/selinho.html
Bjos!
=D
ExcluirAdorei a entrevista, não conhecia essa autora, ela aparenta ser tri para frentex.. hehe Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
É mesmo, Mirelle!!
Excluir=D
bjoos
Parabéns pela entrevista, Kika!
ResponderExcluir=D
ExcluirOI, VIM VISITAR SEU BLOG, E ADOREI SEU BLOG, DE CORAÇÃO, GOSTEI DA ENTREVISTA E O LIVRO " DOIS MUNDOS DE ANTÔNIA" PARECE SER BEM LEVE E LEGAL, QUANDO FAZER RESENHA ME AVISE, QUERO LER.
ResponderExcluirPOIS BEM PARABÉNS PELO BLOG, ADOREI, E APARECE LÁ NO BLOG SEMPRE.
http://thebooksmylife.blogspot.com.br/
Que bom que gostou, Roberto!
ExcluirPode deixar!
bjoos
Eu não conhecia a Kika, adorei ler a entrevista com ela.
ResponderExcluirAcho super legal quando uma pessoa publica um livro sendo que ela só tem 20 anos rs
Já estou seguindo aqui.
Beijos.
sonhosdegarota.blogspot.com.br
Não é, menina??
ExcluirEu já estou atrasada nesse processo! rsrs
bjoos
Adorei a entrevista,
ResponderExcluirela me pareceu ser uma pessoa bastante simpática,
não consigo ouvir filosofia sem lembrar dos grandes filósofos,desejo muito sucesso a escritora e a vocês meninas, parabéns pela parceria.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Que bom que gostou, Del!!
ExcluirÉ sim, muito simpática!!
Brigadão!!!
bjoos
Oii.. adorei o post! Por meio dele podemos conhecer os novos autores, saber mais sobre eles. Eu particularmente não conhecia a autora Kika Hamaoui, mas gostei muito de saber mais sobre ela e o seu livro, parece ser uma autora que tem um grande potencial.
ResponderExcluirParabéns pelo post e pelo blog, ele é uma fofurinha, já estou seguindo! Quando der, dá uma visitinha no meu também.
Beijoos ;**
Leitora Online - Mariana
leitoraonline.blogspot.com.br
Fico feliz que tenha gostado, Mari!!
Excluir=D
bjoos
Adorei a entrevista e não conhecia autora e nem seu livro. Fui procurar a sinopse e simplesmente me apaixonei! :D
ResponderExcluirUm beijão,
Pronome Interrogativo.
www.pronomeinterrogativo.com.br
Eba!! Que bom que gostou, Thaís!
Excluirbjoos
Não conhecia a autora, gostei bastante da entrevista. Bjos!
ResponderExcluirFico feliz, Cida!! bjoos
Excluirótima entrevista Monique! Sempre ver alguém que gosta de filosofia. Gosto de um livro teórico, mesmo que seja uma ficção acho muito importante. É sempre bom aprender com os livros
ResponderExcluirFilosofia é TUDO!!!
Excluir