# Tag: Quais os seus hábitos de leitura?


Oieee, gente, tudo bem com vocês?

Hoje eu tava de folga do trabalho, mas só consegui vir aqui agora a noite pq passei o dia inteiro adiantando a minha leitura de Guerra dos Tronos. Semana que vem chega o livro da parceira Vanessa, que faz parte do book Tour que eu to participando. To mega animada.

Gente, eu descobri a formula do blog de sucesso: House e Harry Potter huahuahuahua. Que bom que vocês gostaram da postagem de ontem. Confesso que eu mesma relembrando um pouco do personagem quando fui escrever a coluna, me bateu uma super vontade de rever ^^

Hoje eu e Monique vamos responder a TAG indicada pela Lu, do Luizando. Ainda to com algumas tags atrasadas, mas vou respondendo aos pouquinhos ^^

Queria também agradecer a todos vocês que visitam nosso blog diariamente. Ontem chegamos a marca de 5 mil visualizações em 50 dias de blog!!! Muito obrigada a todos, em meu nome e em nome da Monique! Continuem vindo aqui sempre =D

Mas vamos voltar a tag?


Tens o hábito de comer enquanto lê? Se sim, qual a tua comida favorita?

Raquel: Normalmente não. Uma exceção foi a Páscoa que eu sempre comia um pedacinho de chocolate enquanto estava lendo. Mas meu namorado não ficou muito feliz com o resultado pq, estabanada como sou, acabei sujando o livro Guerra dos Tronos dele. E olha que ele nem tinha lido o livro ainda. HUAHUAHUA. Mas como o amor é lindo, ele me perdoou.

Monique: Acho que a gente só acaba comendo enquanto lê quando a leitura não está lá muito interessante. Porque se o livro estiver realmente bom não vamos nos desconcentrar nenhum minuto. Então, quando a leitura tá chatinha pego um chocolate e como. Nada como um bom chocolate para transformar um livro ruim em doce! =x


Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?

Raquel: Não costumo sentir sede. Na verdade, acho que só tomo líquidos durante as refeições (será que sou normal? =P) Exceto dias EXTREMAMENTE quentes.

Monique: Não sou uma pessoa de sentir muita sede, então não costumo estar com bebida por perto. Só vou parar a leitura para beber se eu estiver morrendo de sede ou se a leitura tiver entediante e a Coca-Cola me ajudar a ser mais feliz! rs


Costuma sublinhar uma ou outra passagem enquanto está lendo um livro ou acha que escrever nos livros é uma ideia abominável?

Raquel: Só faço isso com Harry Potter porque ele é especial demais! HUAHUAHAU tá, mentira, não é porque ele é especial demais. Ele é especial demais, mas eu faço marcações de marca texto para lembrar detalhes importantes, datas e, principalmente, indicios de RonMione desde o primeiro livro =P. Os outros livros eu não costumo destacar desta forma. Quando vejo uma frase legal eu simplesmente coloco um papelzinho na página.

Monique: Depende. Se o livro for para estudo, da minha pós, por exemplo, eu marco, porque tenho que fixar uma ideia ou tenho que usar certos trechos em trabalhos acadêmicos. Agora, se eu estiver lendo o livro por hobby não escrevo nada. Sei lá, vai que um dia eu quero vendê-lo e ninguém vai querer comprar porque tá todo marcado? Rsrs Brincadeira.


Como marca os livros quando interrompe a leitura? Tens um marcador especial ou usa o que tiveres à mão (ex. um papel dobrado, etc)? Ou dobra o canto da folha do livro?

Raquel: Nessas ocasiões eu uso um marcador, apesar de ter vários, normalmente eu uso sempre o mesmo, um de Nossa Senhora da Penha, ganhei este marcador numa feirinha da minha Paróquia. Nunca, em hipótese alguma eu faço orelha no livro

Monique: Marco com a própria aba do livro (não lembro o nome “científico” pra isso). Se eu estiver no comecinho do livro marco com a aba da frente. Se eu estiver mais pro final marco com a de traz. O problema é quando estou no meio, fico em dúvida de qual aba usar, juro! Rs Agora se eu estiver lendo um livro numa livraria (sim, eu faço isso) e não conseguir ler ele inteiro num dia eu escrevo na minha agenda qual a página que parei de ler, porque não vou amassar o livro que está ali pra ser vendido, né?


Qual o teu gênero literário favorito: ficção, não-ficção ou ambos?

Raquel: Eu gosto dos dois, mas posso dizer que sou mais chata quando os livros de ficção são meio fantasiosos demais, absurdos demais.

Monique: Ambos. Amo ficção bem escrita, mas que não fuja totalmente da realidade, e amo não ficção justamente por ser algo real, palpável.



Gosta de ler até o fim do capítulo ou interrompe a leitura em qualquer parte do livro?

Raquel: Gosto de ler até o fim do capítulo, mas as vezes não consigo porque estou no ônibus, ou esperando alguém. Nesses casos, espero até chegar ao final da página.

Monique: Prefiro ler até o fim do capítulo, mas às vezes não é possível porque chega na hora de determinado compromisso, ou recebo uma ligação e por “n” motivos.


Tens o costume de procurar o significado de palavras que desconhece quando as encontra no decorrer da leitura?

Raquel: Acho que isso só acontece comigo quando é um livro em inglês. Nesses casos eu fico com o dicionário do lado. Mas normalmente não tenho dúvidas quanto a vocabulário.

Monique: Na verdade não. Não me lembro  de ter esse tipo de dúvidas. As vezes pode até acontecer de eu não entender num primeiro momento, mas é só reler a frase e contextualizar que o problema está resolvido.

O que você está lendo no momento?

Raquel: Guerra dos Tronos livro 2, mas pretendo terminar de ler em 4 dias! Já estou lendo a 9! #aijesus

Monique: Textos da pós para meu trabalho de conclusão de curso... Muito Foucault! rs


Qual foi o último livro que compraste?

Raquel: Então, o último livro que eu comprei ainda não chegou, mas eu espero que venha LOGO que é A Maldição do Tigre (FINALMENTE COMPREI!!!)

Monique: Não estou lembrando o título ao certo, mas foi sobre Direitos Humanos.



Costuma ler um livro de cada vez ou tens o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo?

Raquel: Cara, não consigo ler dois livros ao mesmo tempo porque acabo não me concentrando em nenhum. Tem gente que pensa que ler dois ao mesmo tempo é uma forma de agilizar, mas acho que você acaba não fixando bem a história. Eu, particularmente, acabo misturando tudo.

Monique: Leio um de cada vez para não fazer confusão das histórias e personagens.


Tens um local favorito ou uma hora específica do dia para ler?

Raquel: Gosto de ler no meu quarto, deitada. Mas também AMO ler no Starbucks tomando um fraputino de caramelo. Mas CLARO, não sou daquelas pessoas que vai ao shopping SÓ pra fazer isso. Só leio no Starbucks quando estou esperando meu namorado sair do trabalho, já que nossos horários são meio diferentes.

Monique: Gosto de ler no meu quarto, deitada na cama, qualquer hora do dia...rs


Prefere séries ou histórias únicas?

Raquel: Gosto dos dois. Mas assim, acho que série deve ter no MÁXIMO quatro livros, mais que isso é enrolação e raríssimas histórias conseguem se manter para um quinto, sexto livro.

Monique: Histórias únicas! Não lembro de ter gostado de nenhuma série...


Tens algum livro ou autor preferido que não se cansa de recomendar para os outros?

Raquel: HARRY POTTER *-*

Monique: Álvares de Azevedo, o grande poeta brasileiro. É meu ídolo desde a pré-adolescência. Sou louca por seus poemas e por sua história.


Como organiza a tua biblioteca/estante? Por gênero, por título, pelo nome do autor ou pela editora?

Raquel: Então, eu não tenho uma biblioteca, infelizmente, mas tenho uma estante. Cada quadradinho da estante é dividido por "gênero". Tem romance, literatura nacional, biografia e política, livros adaptados HARRY POTTER *-* Dentro de cada "sessão", eu organizo os livros em ordem alfabética.

Monique: Vou colocando lá como cabe. Não sou toda organizadinha não...



Indicados:
Livros Vamos Devorá-los
Um Jovem Leitor
Clicando Livros


25 comentários:

  1. E aí, Kel/Monique! Tudo bem com vocês?
    Muito obrigado pela indicação da TAG! Já postei minhas respostas lá no blog, o link é esse: http://tinyurl.com/cbfwlhj
    Suas respostas são ótimas!

    Um beijo!
    Vini - Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim, Vinicios! E com você?
      Que bom! Vou olhar! ;)
      Que bom que gostou de nossas respostas loucas! rs
      beijoos

      Excluir
  2. Oii de novo, rsrs.
    Vim dizer que estou seguindo o blog com outra conta também ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa! =)
      Estou seguindo o seu blog agora com minha conta também! ;)
      bjos

      Excluir
  3. Super legal o post, Kel.
    Eu tb não costumo comer quando leio, primeiro pq raramente me dá fome quando estou concentrada num livro, segundo que tenho neurosa em sujá-los, então se tiver que comer, vou parar de ler, para depois voltar.
    Marcar o livro, nem morta! rs Só uso post-it msm.E tb só consigo ler um livro de cada vez :p

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ah, que delícia ver a tag respondida :)

    Ah Monique, eu também tinha que estar lendo textos para faculdade (monografia), mas cadê que a ficção me deixa?! Ai ai.. Tenho que mudar isso LOGO!

    Tenho q LEVE impressão que a Kel gosta de Harry Potter. Será?!
    Rs..

    Esse lance de ler mais de um livro de cada vez. Eu pensei que fosse me confundir, mas não dá. É igual NOVELA! Quando você assiste você n~]ao lembra das diferentes estórias? Assim é com a leitura.
    Não leio mais de um sempre. Geralmente acontece quando estou na rua, e não tenho o que ler, e pego um emprestado ou até mesmo compro, rs!

    Aliás Kel, faça-me um favorzinho:
    mande pela área de contato do meu blog seu endereço completo, só para garantir :)

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc acredita que depois que respondi essa tag acabei não lendo mais nenhum texto da pós, só ficção? hahaha
      Mas, Luiza, te dou a dica de deixar por uns tempos a ficção de lado e "meter a cara" na monografia! Eu fiz isso na época da graduação e foi essencial para o meu 10! rsrs
      No começo vc vai achar chato fazer a monografia e depois vai se amarrar e não vai querer parar mais, sério! Já estou na minha terceira e nem sei se paro por aí! rs

      Eu até consigo ler dois livros ao mesmo tempo, mas eles têm que ser MUITO diferentes. Tipo um de Sociologia e outro de ficção...rs

      beijoos

      Excluir
  5. Oi bacana a tag,
    já visto em outros blogs, adorei as respostas :p

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Delmara!
      Mas quais foram as respostas melhores, as minhas ou as da Kel? ahahahah Brincadeira!
      bjoos

      Excluir
  6. Oii, que tag interessante! Gostei muito !e gostaria de dizer: Kel/Monique, seus posts são muito bons... Obrigada pela visita constante ao meu blog! Beijos ....

    http://mundoda-resenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Thais! Sorrisão agora aqui! =D
      Fico muito feliz que você acha nosso conteúdo interessante!
      bjoos

      Excluir
  7. Super criativa essa tag !
    Tenho mania de comer enquanto estou lendo rs.

    Respondendo a pergunta que você me fez no blog: Claro que sim, pode fazer a tag.
    Beijos, fica com Deus ^^.

    lendoeaprendendoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Raquel como você consegue riscar Harry Potter?? Acho que eu morreria com um ataque cardíaco antes de conseguir fazer isso! E Monique, ler na livraria é uma boa ideia, só espero que eu não seja expulsa de lá... o pessoal é meio linha dura kkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas livrarias deixam você ler e até dão uma mãozinha...
      A Saraiva que eu vou tem sofás e mesinhas pra vc sentar e ler à vontade! Como não amar? rsrs
      bjoos

      Excluir
  9. Adorei a "Entrevista" ficou muito bacana, e achei bem interessante e diferente a postagem de hoje! Obrigada por dar o seu comentário no blog, e desculpe por não vir aqui antes! Beijos Kel!
    Diario-feminino-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a Tag, olha eu costumo ler, comer e ouvir música tudo de uma vez, e as vezes estou fazendo tudo isso e ainda estou dentro do metrô, tem gente mais pirada que eu??? kkkkk

    Eu também adoro Harry Potter e o House é demais!!!

    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu costumo ler na minha cama anoite, sempre ou na escola.. naquela aula vaga! É muito ruim quando me destraio (mente) ai eu fico relendo mil vezes a mesma coisa até entender... Estou super lenta esses dias para ler :(
    Beijos, www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Meninas, tudo bem?
    Eu adorei a tag que vocês responderam. Eu também não costumo comer e beber enquanto leio. E também não gosto de marcar livros, no máximo de lápis porque dá pra apagar.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, e com você, Amanda??
      Olha, que têm lápis duros de queda...deixam aquela marca pra sempre no seu livro...não arrisco não! rsrs
      Abs

      Excluir
  13. Amei essa tag, conferi resposta por resposta e tudo estava na mais perfeita ordem! rsrs
    Pelas respostas pude perceber que vocês são bastante diferentes e consegui me identificar um pouco com cada uma de vocês.

    Beijos.
    http://absortoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Daniele! A gente nem é tão diferente assim! Muito pelo contrário, acho a gente até muito parecidas! rs
      Nós somos bem diferentes no gosto literário, agora vai ver quando a gente se junta com os amigos! Depois pergunta a ela sobre o vídeo da Sheyla! ahahahahahha
      bjoos

      Excluir
  14. Oiii..obrigada por me indicar..

    Tenho algumas uma outra tag e alguhns selinhos ainda para responder, aos pouquinhos eu vou respondendo a todas..assim que eu responder a sua tag te aviso ta.

    Obrigada mas uma vez.
    Olha eu também sou assim não consigo ler dois livros ao mesmo tempo...rs não sei como tem gente que consegue..

    beijos e bom domingo..
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esta tag é bem criativa. Não imagino comer enquanto leio, tenho medo de sujar o livro e outra que nem lembro também, dependendo da história.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Essa vou fazer, me interessei. Só uma dúvida, tenho que responder as mesmas perguntas que você. Eeei, você é muito engraçada! kkkkkkkkk
    Adorei as respostas das duas, vocês fazem uma dupla perfeita aqui no blog.
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Lú!!
      Vamos ficar metidas com esse elogio! rsrs
      Obrigada, minha querida!!
      bjoos

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!