# Resenha 24 // Um Amor Para Recordar


Oi gente, tudo bem?

Que saudade que eu estava de vocês! Eu ia postar ontem e a Monique hoje, mas ontem tive um probleminha literário, não conseguia largar Um Amor Para Recordar e pedi para que ela trocasse comigo. Então, peguei Um Amor Para Recordar para ler pq queria uma leitura rápida, diferente do que foi Guerra dos Tronos (aliás, vou resenhar o livro aqui ainda, mas, assim como fiz no volume Um, preciso de tempo pra bolar o texto =P) E bom, não foi difícil terminar de ler o livro. Ele tem uma leitura muito fluida, é bem pequenininho, tanto que li em um só dia e é bem intenso. Vou contar tudo para vocês aqui embaixo:


Título: Um Amor para Recordar // A Walk to Remember
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas:186




Sinopse: Quando tinha dezessete anos, a vida de Landon Carter mudou para sempre. Isso foi há quarenta anos, quando ele se viu diante de um impasse que pode ser catastrófico para um rapaz dessa idade: arrumar uma companhia para o baile de formatura. Landon já havia namorado uma garota, Angela, mas antes das férias daquele verão ela o havia trocado por um rapaz mais velho e com um carro mais bonito. Mas naquele ano, não tinha mais nenhuma opção feminina para acompanhá-lo ao baile em honra aos ex-alunos da escola. Então ele arruma a única companhia Jamie Sullivan.



No livro somos apresentados a Landon, filho de um congressista que devido a sua profissão, mal passa tempo com a sua família. Landon tem 17 anos, é rico, talvez até mesmo um pouco popular e está se formando no colégio.  E e exatamente sobre esse último ano na escola que se trata o livro. Landon matricula-se na aula de educação artística imaginando que tudo seriam flores e que ele não precisaria se preocupar em passar, porque, afinal, quem precisa de artes? Porém tudo muda quando ele conhece Jamie. Totalmente diferente de Landon que é um “garoto problema”, Jamie é a doce e amável filha do reverendo da cidade. Ela vive falando dos Planos de Deus e acredita que Ele está por trás de tudo o que acontece na sua vida. Obviamente, aos poucos, eles vão se apaixonando. Mas não de uma forma bruta e óbvia, mas de uma forma bem doce e extremamente pura. Porém...  no meio do caminho havia um Nicholas Sparks =P

Cara, acho que a melhor coisa que eu fiz e recomendo a todos aqueles que não tenham lido nenhum livro do Nicholas é: não comecem Sparks com por Um Amor para Recordar. Esse livro foi um dos primeiros que o Nicholas escreveu e dá pra perceber o quanto a escrita dele mudou, mas assim, a forma com que Um Amor para Recordar nos é apresentado é bem parecida com a forma de escrita do meu livro preferido do Nicholas, que é Um Porto Seguro. E assim, pra mim, esta é a fórmula perfeita.

Vou explicar melhor pq acho que vocês boiaram huahuahuahua. Normalmente os livros do Nicholas são divididos em duas partes: 

Parte 1: A história do personagem, de como eles se conhecem. 
E a parte 2: o drama. 

Um Amor para Recordar não é assim. Primeiro que o Nicholas totalmente incorpora um adolescente de 17 anos, apesar do livro ser narrado por um Landon já na sua maturidade, quando ele conta a sua vida com Jamie é como se eu tivesse lendo os pensamentos de uma pessoa de 17 anos: a forma como os pensamentos nos são apresentados, os diálogos, as dúvidas, é tudo muito real. Acho que eu nunca senti isso com um livro do Nicholas. 

- Eu te amo, Jamie - disse a ela. - Você é a melhor coisa que já me aconteceu.
Era a primeira vez que dizia aquelas palavras para uma pessoa que não fosse da minha família. Quando me imaginei dizendo isso para outra pessoa, de alguma forma eu pensava que seria difícil, mas não era. Nunca tive tanta certeza de alguma coisa

E depois, destaco a capacidade do Nicholas em criar personagens tão diferentes um do outro. Landon e Jamie são os extremos opostos e se amam na mesma intensidade. Um Amor para Recordar não tem fórmula secreta, é uma história tão simples e ao mesmo tempo tão intensa. Na verdade, acho que a fórmula para Um Amor para Recordar ser tão bom e marcante é justamente não explorar um romance baseado apenas no sexo, como está na moda hoje em dia. Um Amor Para Recordar fala de sentimento, fala de se importar com o outro. 

E o melhor de tudo: esse não é um livro que se passa em um curto período de tempo, como Querido John que são as férias de verão, ou A Escolha que é um final de semana ou O Diário de Uma Paixão que, se não me engano também, são alguns dias. Um Amor para Recordar dura bastante tempo, muda-se os cenários, não é sempre a mesma coisa.

Minha experiência com esse livro foi indescritível. To com a extrema sensação de que to escrevendo coisas sem sentido, mas é que eu sempre fico assim quando escrevo sobre um livro no qual eu fiquei apaixonada. Só espero ter passado um pouco do turbilhão de emoções que senti com Um Amor para Recordar. Só queria esclarecer, que, apesar das criticas com os outros livros do Nick, eu AMO a forma como ele escreve, sou fã de carteirinha mesmo! Podem me chamar de masoquista! HUAHUAHUAHUA. Se eu pudesse, eu daria 20 estrelas para esse livro.




Beijos minhas flores, deixem-me ir. Quem ainda não segue o blog, nos siga!! E curtam também a página no facebook!

17 comentários:

  1. Olá Kel,

    Nossa, sou suspeita para falar dos livros do Nicholas Sparks por que ele é um dos meus autores favoritos.
    Adoro Diário de uma Paixão porque engloba romance e drama, e cara, eu adoro chorar lendo, haha.
    Ótima resenha :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro do Nick que tenho a séculos e nunca li, na verdade até hoje só li a ultima música dele, os demais minha irmã está devorando uma a um.. Mas estória é uma das mais lindas, no meu ponto de vista a Jamie é um grande exemplo de fé e amor.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel, passando para agradecer a visita e o fato de você ter seguido o blog. Também estou te seguindo.
    Em relação a resenha, gostei bastante do que você escreveu e embora não tenha lido o livro recomendo o filme que é muito lindo!
    Beijocas e sucesso :)
    http://conformealetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O primeiro livro que li do tio Nick foi 'A Ultima Música', e amei a escrita do autor! Quero ler este tbm, já vi o filme, e é um dos meus favoritos xD

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Só vi o filme e chorei litros! Queria ler o livro, deve ser maravilhoso!

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  6. Lembro muito bem de como chorei o ler este livro, e outros livros do grandioso Nicholas Sparks!
    O ultimo livro dele que eu li foi " O melhor de mim " que por sinal tem a resenha dele lá no meu blog!
    Ótima resenha, beijos!
    http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Kel.
    Eu também adoro o Nicholas Sparks, já li vários livros dele e quase todos entraram para lista dos meus preferidos. Ainda não li Um amor Para Recordar, mas pretendo ler em breve. Já assisti ao filme inúmeras vezes e nunca me canso! Tomara que eu goste do livro assim como você.
    Também adorei o seu blog e sempre que puder estarei passando por aqui.
    Seguindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oieee

    Nossa já li esse livro adorei a resenha o livro é ótimo!!!

    Beijos

    Andressa
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Chorei horrores no fum do filme. Muito triste! ADORO esse filme!

    Seguindo seu blog.

    Beijos
    Mayara
    www.garotasmaterialistas.com

    ResponderExcluir
  10. Sou suspeita de qualquer comentário dos livros do Nicholas, principalmente esse que foi o primeiro que li e amei.
    O amor de Landon e James é lindo, como você mesmo diz uma história simples e intensa.
    Somos Nicholasmaniacas. kkkkkk

    Beijoss
    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada do Sparks porque não tenho lá muita paciência pra esse tipo de romance, mas a curiosidade existe. Acredita que nunca vi o filme desse livro inteiro? =O

    ResponderExcluir
  12. Admito que fiquei pasmo quando você disse que a história do livro é totalmente diferente do filme hahahaha. Fiz mó propaganda enganosa rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. É um dos meus filmes favoritos, mais ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Imagino que será tão ou mais perfeito. Essa divisão dos livros do Nicholas eu gostei, nunca tinha reparado nisso. kkkkkkkk

    Vou ler, assim que puder eu compro. Complicado fazer coleção dos livros dele, quando você compra um, lança três.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  14. Ah.. Como já citado anteriormente, este é um dos meus filmes preferidos.
    Este foi o primeiro livro que dei para meu namorado - rs!
    Eu mesma ainda não li. Mas quero muito.
    Se já gostei do filme, o livro deve ser mais intenso e lindo também!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nunca assisti ao filme por completo. Sempre vejo apenas alguns trechos. Tenho curiosidade de ler o livro, pois é muito elogiado pelos fãs. Acho que vou ler em breve. Adorei a resenha. Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kel! Posso te confessar uma coisa? Não gostei tanto de Um Amor pra Recordar. Talvez porque vi primeiro o filme que tem ação, drama, tudo junto. Achei o livro bem paradinho. Não me conquistou.

    Não li Um Porto Seguro ainda, abandonei porque tinha lido um livro semelhante a ele e enjoei, mas não vou desistir. Espero que a experiência seja melhor

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Vai parecer ctrl c ctrl v, mas com certeza também é um dos meus livros favoritos. Emocionante, tanto o livro quando o filme, mesmo sendo diferente. é uma história que nos faz refletir e ver o quanto que as pessoas podem mudar. Adoro as obras do Nicholas, e graças a ele que cai de cabeça neste gênero e não consigo mais sair. Ótimo resenha, parabéns, e ótimo gosto.
    Sucesso!


    sessentaenovecontossecretos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!