# Resenha 20 // Diário de Uma Paixão


Oi, almas iluminadas (eu sempre inovando nos elogios aos leitores)!

Que feliz que todos gostaram da homenagem do Top Sunday de ontem e que bom também que a maioria concordou comigo. Hoje é dia de resenha porque há muito tempo não faço isso por aqui, até eu já tava sentindo falta. =P. Queria dizer que eu vi todas as TAGs que vcs me indicaram. Quem acompanha o blog sabe o quanto eu AMO responder TAGs e Memes. Ainda não tive tempo de postá-las, mas garanto que as indicações pendentes serão respondidas até o final da semana =D

Bom, como eu falei hoje teremos resenha por aqui. Eu sou uma péssima fã de Nicholas Sparks. Desde sempre eu falo nos meus posts que eu AMO de paixão o Nick mas há MILÊNIOS não posto nada deste ser divino. Well, hoje é dia de tirar o atraso com o livro "O Diário de Uma Paixão"



Título: Diário de uma Paixão // The Notebook
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 213



Sinopse:"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. "



O livro conta a história de Noah, um jovem de uma classe social "marromenos" que durante um verão conhece Allie, por quem se apaixonada perdidamente. Para a sua sorte, este amor é prontamente respondido, porém é visto com maus olhos pelos pais da moça. A história adolescente deles se resume ao tempo de férias que passaram juntos e logo depois eles se separam. Porém, claro, ficam as lembranças e um sentimento de "história mal resolvida" já que ao se separarem sobram promessas de que eles ficariam juntos para sempre, mas não é exatamente isso o que acontece, cada um toma o seu caminho.

Já adulta, Allie está prestes a se casar com um partidão, enquanto Noah já serviu ao exército, voltou e reformou uma antiga casa que ele e Allie, enquanto jovens, sonhavam em poder morar. Acontece que Allie vê a notícia da casa reformada no jornal e resolve ir atrás desse amor.

Confesso que as atitudes da Allie me irritaram um pouco. Okay, o amor é lindo, você deve correr atrás do amor da sua vida e blábláblá. Mas a mulher tava quase subindo no altar, né? Não teve nenhuma decência! Ela volta pra cidade onde conheceu o Noah, até aí tudo bem. Mas DO NADA acontece tudo e mais um pouco em, sei lá, menos de dois dias e é isso aí. Foi tudo muito rápido, muita informação de uma só vez, não teve espaço para você digerir. 

Alguns livros do Nicholas tendem a ir por esse lado de coisas muito intensas em muito pouco tempo, mas, em A Escolha, por exemplo, o autor é bem detalhista, ele trabalha com aquilo, o que eu não senti em Diário de uma Paixão. Achei as coisas meio jogadas, mas não na primeira parte como um todo, apenas nessa parte do reencontro.




Agora, a segunda parte te dá aquele nó tenso na garganta que só alguém com o talento de Nicholas Sparks é capaz de fazer. Você NUNCA, NUNCA na sua vidinha iria imaginar que aquilo aconteceria, NUNCA. Eu não tinha visto o filme quando li o livro, então eu posso dizer que fiquei, literalmente, de queixo caído. Fico com medo de falar o que realmente acontece por causa daqueles que não leram o livro, mas a segunda parte te emociona bastante, aliás, mais que isso, te deixa angustiado. 

A segunda parte faz jus ao título do livro e explica também algumas pontas que ficaram soltas na primeira parte. A segunda parte deixa tudo amarradinho e é bonito ver essa troca, sabe? Em um tempo atrás a Allie largou tudo e confiou no amor e trinta, quarenta anos depois, Noah faz a mesma coisa por ela. É bem bonito.

Quero deixar claro que minha implicância com o livro é especificamente na primeira parte, por ter sido tudo rápido demais porque eu acho que, por mais que aquela pessoa fosse o amor da sua vida, ainda assim achei tudo muito rápido pra duas pessoas que não se viam a anos, sendo que uma tinha um noivo e vivia com duvidas na cabeça. No mais o enredo foi bem construído e, obviamente, muito bem narrado.




37 comentários:

  1. Eu li o livro e vi o filme! Mto lindo! Amei mesmo!
    bjooos
    Colecionando livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredita que eu nunca vi NENHUM filme do Nicholas? só leio os livros mesmo. Mas os livros dele tem o perfil de poderem sempre ser adaptados *-*

      Excluir
  2. O Nick é Mara mesmo..
    Adoro ele de paixão e esse é um dos meus livros favoritos dele... Amei a resenha.

    Delmara | Sou Bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza!!! sou fã de carterinha dele e mal posso esperar pra ele vir pra cá na Bienal!

      Excluir
  3. Eu tenho esse book!!! Gostei mas confesso que queria que fosse mais focado no romance e não na doença dela.Por exemplo, apesar de ter gostado do livro, preferi o filme.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não vi o filme, mas não sei, acho que se eu veria, eu ficaria muito triste, justamente pelo livro ter focado a segunda parte bastante na doença. =(

      Excluir
  4. Ai que fofo esse livro... Fiquei curiosa agora *o*

    Participe do nosso sorteio ;)
    Diamante Negro

    ResponderExcluir
  5. Primeiro, o blog está lindo, parabéns.

    Esta foi a primeira história de Nick que conheci, e tenho enorme carinho por ela, pode não ser a melhor , mas para mim é a mais querida. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como vc se sente, Cida, a primeira história que li dele foi Querido John e tb tenho mt carinho por ela, apesar de não ser uma de minhas preferidas.

      Excluir
  6. Este é um daqueles raríssimos casos em que gostei mais do filme que do livro em si! Rs
    Mas ele não é ruim de todo...
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério, Vini? Quero ver o filme pra saber tb ^^

      Excluir
  7. Sou suspeita de falar de Nicholas Sparks.
    Esse livro é liiindo, eu vi o filme primeiro, então quando li já sabia o final, mas me emocionei do mesmo jeito.

    Bjoss.
    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também sou super suspeita, Dayse! Simplesmente AMO o Nicholas!

      Excluir
  8. O livro é lindo, o filme é lindo... Chorei livros!!!!

    Bela resenha!
    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como não chorar com Nic, né? Impossível =p

      beijos

      Excluir
  9. Nunca li, mas ja ouvi falar bastante nesse livro. Vou levar sua resenha em consideração se um dia eu for comprá-lo!
    Estou seguindo seu blog! beijos e que Deus te abençõe ♥ Like a Rock, Like a Roll | Fan page|Enquete

    Aaah, o blog vai completar 1 ano dia 9/06! clique aqui para mandar a sua homenagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Indira, que bom!!!! Espero ter te motivado!

      Excluir
  10. Só vi o filme mas morro de vontade de ler o livro, deve ser ótimo!

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiii.
    Tem uma Tag para vc lá no blog http://doceestante.blogspot.com.br/2013/05/meme-7-coisas.html.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel,
    Eu não li o livro e vi um pedaço desse filme mas não peguei a história em si. Fiquei curiosa para ler só por causa da segunda parte.

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero ter te motivado, Joyce!!! Le sim!

      Excluir
  13. O NS é mestre em nos fazer deprimidos apenas por ler um romance, mas não nego que são muito bons. Apenas vi o filme desse ç.ç

    VITAMINA DE PIMENTA

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a resenha! Como sempre a fã número 1 do senhor sparks! Quero só ver como será na bienal :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahua com certeza não igual ao Ian =P

      Excluir
  15. Oi Kel...

    Já li este livro e realmente é lindo...parabéns pela resenha..este é o único livro do Sparks que já li..comecei Noite de tormenta, mas não conseguir terminar..rsrsr

    Beijos!

    Fê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. unico? nossa!!! Esse foi o meu segundo, o primeiro foi Queiro John, que tem um super lugar no meu coração! depois tenho que resenhá-lo!

      beijos

      Excluir
  16. Também amo o Nicholas, mas faz um bom tempo que não leio nada dele. Quero muito ler esse livro, mas preciso comprá-lo primeiro. Já vi o filme e me apaixonei pela história.
    Nossa, não sabia que a primeira parte era corrida desse jeito, espero gostar mesmo assim.
    Ótima resenha, adorei o gif! '-'
    Beijos!
    http://vidadaleitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deviamos fundar um clube de "amantes do nicholas" huahuahuahuahua aposto que vc vai gostar sim

      beijos

      Excluir
  17. O filme desse livro é de deixar o coração de qualquer um fraco. Me falta ler o livro, mas eu tenho a impressão que vou gostar mais da adaptação. Lerei porque é o Nicholas, que eu amo, e porque preciso completar minha coleção dele.

    *Obrigada pela visita no site, retribuindo e já seguindo. =D

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... tenho a impressão de que esses pontos que falei na resenha são melhores no filme também!

      Excluir
  18. Gostei bastante do livro. Confesso que é o meu preferido do Nicholas Sparks! Também concordo que a primeira parte é bem arrastada, mas me fez entender muita coisa lá na frente. Vi o filme primeiro (o que pra mim é um erro) e confesso que imaginava os atores kkkkkk
    No geral, cenas descritivas típicas das obras do Nicholas, mas que não tirou o brilhantismo e romantismo da obra. Até as cenas mais quentes são sutis e bem trabalhadas.
    Mais uma vez parabéns pela resenha e pelo blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Este foi o primeiro livro que li do Nicholas, e assim que acabei de lê-lo, procurei o filme na internet para assistir. Nossa, tanto um quanto o outro é emocionante do início ao fim, sou apaixonado por eles. Ainda mais que quando terminei meu namoro usei uma das cartas do Noah para dar pra ela e todo dia eu rezo para que minha história seja igual.
    Muito boa a escolha da resenha.
    Sucesso!


    sessentaenovecontossecretos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ótimo. A história é maravilhosa, o filme foi sensacional, porque o casal que levou Ryan e Rachel foi ótimo. Eu quero um amor como o deles.

    ResponderExcluir
  21. Comprei esse livro e já estou doida para ler =)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!