# Mudando de Assunto// Entrevista com a escritora Vanessa Orgélio

Olá, pessoal! Tudo bem? Como está o final de semana de vocês? Lendo os livros pendentes que não deu pra ler na semana corrida ou aproveitando a folguinha para dar um passeio bacana?

Hoje estreamos o layout novo do blog! Achei muito lindo! E vocês? Agora tem fotinha nossa abaixo de cada publicação. Achei legal porque parece que nos aproxima mais! =)

Hoje além de layout novo, temos a coluna Mudando de Assunto! Antes tarde do que nunca! Hoje nossa coluna saiu mais tarde, mas vou te dizer uma coisa, está IMPERDÍVEL!




A autora dos livros “O Imortal – A Saga de um Guerreiro” e “Mistérios do Destino” e a primeira autora parceira do blog, Vanessa Orgélio, é a nossa entrevistada de hoje da coluna Mudando de Assunto.

A designer e agente literária, Vanessa, define seu estilo literário como romance gracinha. Eu adorei a definição! Deu pra sentir isso mesmo depois de ler o primeiro capítulo de “Mistérios do Destino”, que está disponível no site da escritora. Ainda não li o livro todo, mas pelo que li essa menina tem futuro! Em breve terá resenha de “Mistérios” no blog! Vamos a entrevista!

Vanessa, qual é o seu escritor favorito?

Ah, tenho muito autores favoritos. Muitos autores que admiro. Alguns tenho o prazer de chamar de amigos, como Roxane Norris, autora de “Immortales”, e Bianca Carvalho, autora de “Jardim de Escuridão”. São pessoas que estão aqui do meu lado, e são tão talentosas quanto autores super famosos que vemos hoje em dia por aí. Mas também têm escritores estrangeiros que admiro muito, como Jerry B. Jenkins e Tim Lahaye. Isso fora os clássicos, como Alexandre Dumás e Jane Austin.

E o seu livro favorito qual é?
É difícil escolher um... (risos) Mas acho que meus livros favoritos de todos os tempos fazem parte de uma série: “Deixados para trás”, de Jerry B. Jenkins e Tim Lahaye. São livros que amo pela história, pelo desenvolvimento, pela escrita, pelos personagens... São livros maravilhosos, todos os 16 da série, mas acho que meu preferido é o livro de número 6, que tem por título "Assassinos". É um livro que simplesmente não consigo esquecer.

Você lembra qual foi o primeiro livro que você leu na vida?

 Lembro do primeiro livro não infantil que li e que me marcou demais, que foi "A dama das Camélias" de Alexandre Dumás Filho. Nunca esqueci esse livro também. Devia ter uns 12 anos quando o li, mas antes disso, sempre li historinhas infantis.

Qual foi o último livro que você leu? Valeu a pena?

O último livro que li foi "Belle" e posso dizer que sim, valeu a pena. É um livro lindo e marcante.

Pelo que vi você gosta mesmo de escrever romance, mas gostaria de saber se sua para ler você também escolhe o romance ou você tem outros gêneros literários favoritos?

Eu adoro romances. Sou romântica por natureza, mas para ler sou bem eclética. Gosto de histórias policiais, suspenses, sobrenaturais também (sempre amei uma boa leitura sobre vampiros, tipo os da Anne Rice e do André Vianco), gosto de aventura... ihhh não tenho um gênero só não! Não curto muito histórias de anjos, mas fora isso leio de tudo. A história me conquistando e prendendo minha atenção, vou até o fim!

Quando você começou sua carreira de escritora?

Eu sempre quis escrever. É algo que vem de muito, muito tempo, e eu sempre escrevi. Mas profissionalmente comecei ano passado, com o lançamento de “O Imortal - A Saga de um Guerreiro’’.

Qual dos dois livros que você escreveu te deixa mais orgulhosa? Por quê?

“Mistérios do Destino” com certeza. Bem, eu acho que é questão de maturidade. “O Imortal” quando escrevi, era mais nova, escrevia de uma forma diferente. “Mistérios do Destino” está mais maduro no sentido geral. No início minha personagem é imatura, mas fui eu quem a escreveu assim, proposital, e não porque a imaturidade estava em mim. Hoje vejo “Mistérios do Destino” como um livro arrebatadoramente romântico, com a maturidade necessária para a proposta que ele trás. É meu xodozinho.

Você sempre acreditou que tivesse potencial para escrever um livro?

Sempre sonhei em ser escritora e sempre acreditei nesse sonho. Hoje tenho orgulho de ter lutado por aquilo que sempre quis, mesmo algumas pessoas dizendo que eu não conseguiria.

Como surgiu a oportunidade de publicar seus livros? Foi um convite ou você correu atrás de várias editoras até achar uma que se interessasse pelo projeto?

Como muitos escritores iniciantes, eu havia disponibilizado para venda meu livro no site: Clube de Autores, e lá fui encontrada por uma agente literária, que me fez o convite. Na época já tinha procurado algumas editoras, mas foram poucas tentativas até que o convite apareceu.

Como foi o processo depois da negociação com a editora? Você esteve presente na escolha da capa do livro, no processo de edição? Quanto tempo durou esse processo? Foi você a designer do seu livro?

No primeiro livro, paguei um designer por fora para fazer a capa do jeito que eu queria. O processo demorou em torno de cinco meses, desde a assinatura do contrato até o lançamento, já em “Mistérios do Destino” eu mesma que fiz a capa, já que sou designer.

Fale um pouco do seu livro “Mistérios do Destino”. Qual é o diferencial dele?

Ah... “Mistérios do Destino” é um livro romântico, né? Fala de amor em muitas de suas facetas. Com uma mocinha moderna e um mocinho misterioso e sedutor... Adoro a ideia de viagem no tempo, e acredito que o tema ainda não muito explorado é um diferencial.

Você disponibiliza o primeiro capítulo do seu livro "Mistérios do Destino" no seu site pessoal. Quem teve essa ideia? No início ficou com medo de copiarem o conteúdo ou nem se preocupou por ver que era uma ótima jogada de marketing para os leitores ficarem com um gostinho de quero mais?

Eu já havia visto outros escritores fazendo isso. E acho que sim, é um bom marketing. Deixa os leitores curiosos e lhes dá a oportunidade de conhecer um pouquinho da história. Quanto a me preocupar, não me preocupo. Só o primeiro capítulo não conta muito da história. Não haveria vantagem em copiar um primeiro capítulo tendo o livro ainda outros 20 a serem lidos.

Você se identifica com a personagem Amanda do seu livro "Mistérios do Destino"? Por quê?

Interessante essa pergunta, porque acho que todos os meus personagens têm um pouco de mim. Não por completo, mas um trejeito, um olhar, uma forma de suspirar, tem sim. O livro é escrito em 1ª pessoa e para isso tenho de me sentir a narradora, tenho de entrar na história, viver como ela, sentir como ela. É um momento onde nós duas nos misturamos. Já chorei, já sorri, já tive o coração disparado enquanto escrevia. Amanda não sou eu, mas tem sim muito de mim.

Os outros livros da Série Atemporais já estão escritos e esperando para serem lançados? Se estiverem me fale um pouquinho sobre eles. São quantos livros da série ao todo?

Atemporais a princípio ia ser um livro só, mas como não gosto de livros muito grandes, por fazerem algumas pessoas se desanimarem, preferi dividi-lo em dois. O segundo livro já está encaminhado, mas não terminado. Porém a história está sim todinha na minha cabeça. Não posso falar muito sobre ele ou darei spoilers, mas será um livro um pouco mais dramático que o primeiro, porém com bastante romance pra nos fazer suspirar... Penso em talvez criar um terceiro livro, mas isso vai ficar mais pra frente, com uma história paralela aos personagens principais. A história de Amanda e Miguel se fecha no segundo livro.

Em quais livrarias podemos encontrar seus livros? Vende pela internet?

O livro brevemente estará à venda nos sites de grandes livrarias, como a Cultura e a Travessa. Está a venda no site da editora e no meu próprio site: www.vanessaorgelio.com, comprando pelo meu site o livro vai autografado e com marcadores.

Tem planos de escrever mais livros?

Sim... Minha mente NUNCA para. Já tenho mais três livros em mente, alguns encaminhados, outros só com a ideia anotada, mas tenho sim muitos livros esperando para ganharem o mundo.

O que você faz nas horas vagas, já que você é escritora, designer e agente literária?

Sou dona de casa, esposa, dona de uma cocker carente e agora serei mãe e tenho me ocupado muito com a preparação pra chegada do meu primeiro filho. Gosto de assistir filmes, bordar, ir ao shopping, ao cinema, comer batata frita, beber suco de coco com morango... Gosto de passear na rua sentindo o vento bater no meu rosto... É muita coisa e pouco tempo... (risos)

O que você faz exatamente como agente literária?

Ultimamente meu trabalho como agente tem estado um pouco parado, mas estou sempre atrás de novos talentos. Eu leio seus textos, avalio e encaminho para uma editora que é minha parceira. Faço a proposta e caso o autor se interesse, faço a mediação entre autor e editora.

Como agente literária creio que você descubra vários novos talentos. Para você quem é o nome promissor do momento?
Como falei esse meu lado agente tem estado um pouco congelado, por causa de minhas inúmeras tarefas. Tenho recebido textos em meu e-mail que leio e dou parecer, mas não tenho procurado tanto quanto antes. Acho que não posso escolher um nome promissor. Temos muitos talentos escondidos. Muitas pessoas talentosíssimas esperando ter uma oportunidade. Não seria justo dizer apenas um nome.
Você já trabalhou como professora, já que fez faculdade de Literatura? Tem vontade de desenvolver um projeto com alunos ensinando como se escrever um bom livro?

Já dei aulas, sim. Ano passado eu estava dando aulas e desenvolvi com eles um projeto assim. Eram turmas do 2º ao 5º ano do ciclo, estive com eles desde a criação dos personagens, definição do enredo, até o momento final, onde confeccionaram seus próprios livros.

Quais são seus planos futuros? Muitas ideias na cabeça?

Sim, muitos projetos, muitos planos. O maior deles no momento é meu filho. Sei que a maternidade vai tirar um pouco do meu tempo, e talvez alguns dos meus projetos futuros fiquem pra segundo plano, mas não me importo, o que mais me importa agora é ele e todos meus projetos estão voltados agora pra isso. Mas podem esperar, ainda virão muitos outros livros pela frente.

E aí, gostaram da entrevista? Para saber mais sobre os livros da autora é só dar uma olhadinha no post Nova parceria // Autora Vanessa Orgélio. ;)

Até semana que vem, pessoal! Beijão


19 comentários:

  1. Que lindo querida!!!!
    Adorei participar dessa entrevista!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Vanessa!
      E eu gostei mais ainda de ter você como entrevistada!! =)
      Eu que agradeço!
      beijão

      Excluir
  2. Já ouvi falar sobre o trabalho da Vanessa e tenho muita curiosidade para ler seus livros. Foi bom conhecer mais sobre ela. Boa entrevista :)
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Anna!
      Leia sim, querida! Eu também vou ler daqui! =)
      beijoos

      Excluir
  3. Ameeeei a capa 'Mistérios do destino'. Liiinda ♥
    Também me interessei muito pela sinopse. =D
    Com certeza eu quero ler. =)
    Beijos ;*
    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei essa capa LINDA! E foi a própria Vanessa que fez, você viu?
      beijoos

      Excluir
  4. Que lindo o novo layout do blog, adorei!

    Amo essas entrevistas com os escritores, muito legal saber mais sobre a vida deles e as obras! Não conhecia a Vanessa Orgélio, mas me interessei nos livros dela, vou procurar!

    beeijos e bom domingo,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa entrevista,parabéns!
    beijo

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juliana!!
      Continue nos visitando! ;)
      beijoos

      Excluir
  6. Gostei bastante da entrevista, não conhecia a autora e desejo muito sucesso e que logo o filhinho dela apareça por aí

    Seguindo seu blog =)

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da entrevista, Juliana!
      Logo, logo terá resenha aqui feita pela Raquel! =)
      beijoos

      Excluir
  7. Muito lindo o novo layout!
    Gostei muito da entrevista também, quem sabe em breve não leio Mistérios do destino?

    http://livroscontosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou lindo mesmo, né, Larissa?!
      Que bom que gostou! Também vou ler em breve!! =) =)
      beijoos

      Excluir
  8. Adorei a entrevista, isso ajuda muito a conhecer melhor o autor, e nesse caso a conhecer novos autores, pois eu ainda não conhecia a Vanessa!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Thais!
      Todo sábado você irá conhecer um autor diferente! =)
      beijoos

      Excluir
  9. Ótima entrevista Monique! Deu realmente vontade de conhecer mais do trabalho da Vanessa!
    E o novo Layout ficou ótimo pessoal! Parabéns! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Brunão! Muito obrigada!
      beijos

      Excluir
  10. Ah, que demais!
    Eu particularmente estou "apaixonada" (no bom sentido) pela Vanessa.
    Tão dedicada e atenciosa. Que ela tenha muito sucesso.

    Adorei a entrevista!
    Parabéns Monique!

    Beijos e mais beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!