29 abril 2013

# Resenha 19 // Peter Pan

Oi genteeeeeeeeeeee 

EU VOLTEEEEIIII AGORA PRA FICAAAAR. Nossa, que saudade que eu tava daqui, foram dois dias, mas parece que eu fiquei a semana inteira sem vir no meu cantinho. Ainda bem que tenho uma Sancho Pança, quer dizer, uma fiel escudeira ( =P) que tomou conta de tudo por aqui. Pra variar, estou fazendo uma postagem tarde da noite, coisa que eu não gosto de fazer, mas esses dias tem sido bem corridos. Minhas férias acabaram no sábado e,  desde então, já voltei a trabalhar. To com vários comentários atrasados para retribuir, mas vou me regularizar em dois dias, prometo. Bom, bom, bom, já que eu to de volta, vamos para a última resenha do mês de abril?



Título: Peter Pan // Peter Pan 
Autor: JM Barrie 
Páginas: 222 
Editora: Zahar 


Sinopse: “Todas as crianças crescem, menos uma”; Como pó de fada, há cem anos estas palavras transportam os leitores para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca – Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, crocodilos, sereias e o Capitão Gancho e seus piratas.








Acho que não preciso explicar muito sobre a história de Peter Pan, certo? Acredito que toda a criança sempre sonhou com a Terra do Nunca. Imagina só um lugar onde não se cresce? Onde é possível ser criança para sempre? Um lugar mágico onde existem sereias, e fadas e peles vermelhas e, o melhor, um lugar onde é possível voar? É para esse mundo fantástico que Peter Pan, através da incrível imaginação de JM Barrie nos transporta. 

Minha verdadeira motivação para comprar o livro é que eu sou fã de Once Upon a Time (que para quem não conhece, é uma série deliciosa que trás uma releitura de grandes clássicos infantis. Pela obra de um poderoso feitiço da Evil Queen, os personagens saem do fairytale e vem para o nosso mundo )e desde o inicio desta temporada #spoiler eu disse que o Bae era o Neal e que ele era o Peter Pan. #fim do spoiler. Então quando vi o livro lindo, verde e de capa dura na Cultura - e já que a temporada de Once está acabando e os últimos epis vão para Neverland - pensei “porque não?” E comprei! 

Gente, o livro é LINDO. Lindo e verde. A capa tem o Peter, a Sininho e o ganho do Hook e no interior tem vários comentários maravilhosos com algumas interpretações bem intrigantes sobre o conto. Simplesmente me apaixonei. 

Esse livro tem o texto integral do Barrie e ele é contado de uma forma maravilhosa. O livro é em terceira pessoa, com narrador observador, mas ao mesmo tempo o narrador dialoga com quem está lendo e isso dá uma sensação tão gostosa de vó contando uma história na hora de dormir, sabe? Achei o máximo!

O extraordinário dessa aventura foi que... mas eu ainda não decidi se essa vai ser a aventura que vou narrar. Talvez seja melhor contar aquela sobre o ataque noturno dos peles vermelhas à casa debaixo da terá. Ou eu posso contar como Peter salvou a Princesa Tigrinha na Lagoa das Sereias transformando-a numa aliada

A linguagem é super acessível, bem direta e bastante parecida com a história contada pela Disney, a exceção do fato que amenizaram um pouco o temperamento dos personagens. Vocês acham que a Sininho é ciumenta¿ Bem, no livro ela é um tantinho pior. Peter gosta de tirar vantagem e de parecer sempre o líder e a Wendy é meio chatinha =P 



Uma mensagem muito legal contida no livro é talvez a humanização do Gancho. Aquela ideia de um pirata malvadão não se aplica muito a ele. No livro descobrimos que o famoso vilão é letrado, estudou em uma famosa escola da Inglaterra e tinha TOC por bons modos. Em alguns pontos ele se mostra frágil e perseguido pelo constante medo do crocodilo. Uma parte que me marcou bastante nos trechos do capitão é quando ele fala “Nenhuma criança gosta de mim”. Isso mostra o quanto ele era uma pessoa infeliz e o quanto essa fama de malvado era apenas uma fachada. 

Quanto a Peter, na versão original percebemos que ele tem memória fraca. Mas isso se dá porque para ele, cada aventura é como se fosse única e, quando acaba, ele começa outra, tão importante quanto a anterior. Peter não tem noção de dia e de horas. Ele vive apenas o presente e por isso ele não imagina o futuro e não cresce, não se transforma. Ao contrário de Wendy!

- As crianças sabem de tanta coisa hoje em dia que logo param de acreditar nas fadas. E toda vez que uma criança diz ‘eu não acredito em fadas’, uma fada cai morta em algum lugar.


Outro ponto legal do livro é que ele não termina com o regresso de Wendy, João e Miguel da Terra do Nunca. O livro vai um pouco mais além e conta como ficaram as crianças no futuro e eu amei isso porque sempre me perguntei sobre isso. O filme da Disney termina com aquela nuvem em forma de navio bem tosca, mas pra mim aquilo não bastava, eu sempre quis saber o futuro dos personagens e o livro me deu isso e eu fiquei maravilhada *-* 

Não sei se devo contar exatamente como é o destino das crianças, mas vou deixar como spoilers e lê quem quiser ;)

 #spoiler Os meninos perdidos vão para casa com Wendy e passam a frequentar a escola. Quando crescem, e três deles para o escritório engravatados e com pastinhas. Miguel vira maquinista de trem, um dos meninos perdidos vira lord, outro juiz e João já não se lembra de nada. Wendy se casa e tem uma filha e Peter aparece para ela de novo. =) #fim do spoiler. 

Tudo o que posso dizer sobre esse livro é que ele é maravilhoso. É uma grande história contada por um grande autor e não tem como não se apaixonar, não tem como não sentir uma nostalgia da época da infância ao ler cada linhazinha.




Recomendo a TODOS vocês que levantem agora da frente desse computador e comprem esse livro delicioso e que venham para Neverland comigo! Hoje vou dormir com a janela aberta, quem sabe Peter não aparece? ;) 

 Beijos a todos e todas

Kel

28 comentários

  1. Adoooro!
    Mas confesso que lembrei de Michael Jackson...ahahaha

    ResponderExcluir
  2. Adoro a estória do PETER,
    foi algo que marcou minha infância, eu tinha medo de nunca poder crescer, hoje eu desejo que isso nunca houvesse acontecido rsrs vai entender.

    Nunca li o livro, mas tenho muita vontade de conhecer mais profundamente essa estória mágica.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. le sim, Del, o livro é muito bom e é fantastico o bate papo que o autor mantém com o leitor ao longo do livro =D

      Excluir
  3. ohh! Que fofinho, apesar de ver o desenho, acredita que nunca li o livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também nunca tinha lido o livro, Lu. E me arrependi de não ter conhecido a história antes =D

      Excluir
  4. sempre quis ler peter pan....

    bjs
    http://www.compradoraweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Awwwwwnnn Peter Pan é muito fofo! ^^
    Acredita que nunca li o livro?

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nem sabia que o livro era assim tão acessível até eu achar na livraria!!! mas fiquei mt feliz de ter lido *-*

      Excluir
  6. Te indiquei numa tag
    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com muita muita vontade de ler esses clássicos, mas nunca encontro para comprar!
    Espero ter a alguma oportunidade logo, porque já passou do tempo né? =) ahhaha
    Adorei sua resenha ^^

    Beijos,
    Carol e seus livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Carol! Esses livros são clássicos mesmo. Não sabia que eram tão acessíveis até achar na livraria. Quem sabe vc tb não encontra por ai? =D

      Excluir
  8. Oi Kel!
    Eu também amo Once Upon a Time! Apesar de já ter visto o desenho da Disney do Peter Pan, nunca li o livro. Gostei da dica, agora quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Once *-* Eu tb só tinha visto o desenho do Peter, mas depois de começar a ver Once, me deu vontade de conhecer melhor todos os personagens dos contos de fadas!!

      Excluir
  9. Oiee Linda, tudo bem ?
    Fico feliz que tenha voltado, até porque a gente fica também cheio de coisa
    para fazer e nunca tem tempo direito para ficar no blog né ?
    Tirei um tempinho para comentar nos blogs amigos, porque sinceramente tem dia que nem tem jeito (risos)

    Outra coisa, sou suspeita para falar da historia do Peter Pan, porque eu amo os filmes da Disney
    e tudo da Disney me agrada, principalmente por ter conhecido o Peter Pan pessoalmente e que fala pra burro hahaahaha
    Mas enfim...gostei da sua postagem.

    E minha linda, jah que vc ficou por fora um tempo, depois veh se vc curte o meu blog no facebook
    e se puder passa o seu link pra mim lah tah ? E se nao tiver me linkado ou seguindo, por favor, pois vc jah tah .
    bjokas e seja BEM VINDA !!!!!!


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. AMO AMO AMO AMO Peter Pan! Muito bom! Não sabia da existência do livro, mas adorei! Vou procurar por ele. Adorei a resenha!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, nem eu sabia até ver na livraria, ve se pode?! huahuahuahua

      Excluir
  11. Oi Kel! Também adoro Once upon a time,acho uma das melhores séries que temos hoje. Não conhecia este livro, mas claro que a história sim, gostei mesmo da dica e acho uma ótima opção para presentear meus sobrinhos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh aposto que eles vão adorar!!! A história é muito boa e os diálogos do autor com o leitor aproximam muito!

      beijos

      Excluir
  12. Sério, não sabia que Peter Pan tinha livro e muito menos que contava o futuro das crianças, preciso ler haha

    Beijos.
    Guilherme.
    http://omeu-diva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! O futuro das crianças foi novidade pra mim tb ^^

      Excluir
  13. Oi Kel,
    Acho que nunca vi esse filme inteiro apesar de adorar os filmes da Disney. Também nunca vi o once upon a time, estou desatualizada rs.
    Fiquei interessada nesse livro, a narrativa parece ser deliciosa.
    Adorei a resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce! A narrativa é ótima. Adorei o fato do autor dialogar com o leitor!

      Excluir
  14. Oi Kel, tudo bem? Sei como é essa parte corrida da vida, então te compreendo perfeitamente, hehe. Sempre fico com saudades do blog também!
    Enfim, primeiramente, preciso dizer que adorei a capa. A estética realmente está lindíssima, e depois da sua resenha, só fiquei ainda mais encantada com a capa, e também, é claro, com a história.
    Peter pan nunca foi a minha história predileta dos "contos de fadas", mas acho bem divertida, apesar que a única referência que tenho é aquele filme conhecidíssimo lançado já faz algum bom tempo.
    Enfim, que bom que você gostou! E preciso recomeçar a assistir Once upon a time, vi a primeira temporada, mas tive que parar, porém acho a série realmente muito boa, hehe.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sério que vc nunca foi fã do Peter? Confesso que el não era o meu preferido também não, mas eu sempre quis ir pra Neverland *-* A primeira temporada de Once é demais. A segunda é meio irregular, mas ainda assim é muito boa.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!