13 abril 2013

# Resenha 13: Guerra dos Tronos - Livro Um

Oi gente, tudo bem?

Nossa, blog é como filho mesmo, né? Cuidar dá trabalho, mas é muito gostoso! Espero que tenham gostado do layout. Ainda tem muitas coisas para adaptar ao novo padrão, mas espero terminar isso hoje. Bom, vamos ao que interessa que é a resenha desse sábado: Guerra dos Tronos, as Crônicas de Gelo e Fogo – livro Um. Terminei a leitura ontem, ele tá bem fresquinho e agora eu entendo quando os blogueiros falavam que é difícil fazer a resenha dele sem dar nenhum spoiler. Huahuahuahua. Mas acho que eu consegui... será? =D Vamos ver:


Livro: A Guerra dos Tronos, As Crônicas de Gelo e Fogo // Game of Thrones
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Páginas: 592

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.






No livro conhecemos Westeros e algumas das casas que compõem esse reino. Tudo começa quando Jon Arryn, mão do Rei (basicamente quem ocupa esse cargo é como se fosse a mão direita do Rei ajudando Sua Graça a tomar as decisões, etc) , morre de repente e o Rei Robert precisa de alguém de sua confiança para o cargo.  Ele então, não pensa duas vezes em chamar seu velho amigo, Eddard Stark, Senhor de Winterfell e Protetor do Norte para juntar-se ao conselho de sua Casa.

O problema é que Robert é aquela típica pessoa que “só encherga o que quer ver” e  muitas vezes é usado como fantoche. Sua mulher, Cersei Lannister é uma bitch desgraçada e conspira pelas costas do marido. A situação financeira do Castelo Vermelho é tensa e não é possível saber em quem confiar. Em meio a tantas intrigas e necessidade de poder, Eddard se vê em uma situação bem complicada onde a sua honra e seu caráter irão pesar.

 “Quando se joga a guerra dos tronos, ou você ganha ou você morre”.

Eddard, como o patriarca da casa Stark, é um homem muito digno e disposto a proteger o seu melhor amigo, que no passado, era apaixonado pela sua falecida irmã Lyanna. Ao mudar-se para o Castelo do Rei, em Porto Real, Ned - como é conhecido - leva consigo suas duas filhas: Arya, uma menina bem espertinha e espirituosa e a Sonsa (ops, quer dizer, Sansa), a garota mais estúpida e burra dos Sete Reinos e de todos os outros que ainda podem vir, prometida a se casar com o filho de Robert, Joffrey, outro ser deplorável.

A casa Stark também é composta pela Senhora Catelyn (que com mais duas doses de elemento X fica tão chata quanto a filha mais velha Sansa) apesar de ser inteligente e bastante sensitiva. Robb, que assume o posto do pai quando Ned torna-se a Mão do Rei. Os Starks ainda contam com Bran, Rickson, o caçula e Jon Snow, filho bastardo de Ned e de longe o melhor personagem de todos  (*.*)

No livro também somos apresentados aos Lannister, os donos do dinheiro e uma família bem complicada. Cersei, com disse antes, é a mulher do Rei. Seu irmão gêmeo Jaime, é integrante da Guarda Real do Rei Robert e Tyrion Lannister é a típica a ovelha negra e, como todas as ovelhas negras, é o mais legal. Tyrion é um anão muito do esperto com várias sacadas inteligentes.

Ah sim, não podemos esquecer dos Targaryen, que eram os donos do trono de Westeros antes de Robert assumi-lo após uma guerra que dizimou toda a família Targeryen. Porém, dois herdeiros sobreviveram, Viserys (chaaaaaaaaaaaato) e Dany que também achei meio chatinha, apesar do final, juro.

Bom, confesso que não sei muito bem o que me motivou a ler o livro. Eu li a versão pocket, que tem mais de mil páginas. Acho que me bateu uma vontade de ler algo diferente e, como eu estou de férias, seria mais fácil ler um livro grande de forma rápida. Confesso que no inicio tive medo de não gostar porque (não me matem) eu não gosto de Senhor dos Anéis e como ouvia muitas pessoas comparando o Martin com o Tolkien, pensei que pudesse achar o livro massante e chato. Não foi o que aconteceu, mas devido ao gênero abordado não fazer o meu estilo, Guerra dos Tronos também não ficou sendo como um dos meus livros preferidos. 

O que eu achei?

Sim, é verdade que a série tem muitos personagens. Muitos MEEEEESMO, incluindo personagens com o mesmo nome e outros que eu sentia que estavam ali só pra encher mesmo, sabe?  No inicio é difícil,  principalmente para quem não tem facilidade com nomes, ainda por cima nomes difíceis, o que é o meu caso. Então no começo fiquei um pouco perdida para saber quem é quem. Mas aos poucos a coisa vai fluindo. 

Apesar de existirem vários personagens, todos eles tem as suas peculiaridades e conseguem ser diferentes uns dos outros, o que é muito legal. Achei também que a criação da trama em si, a ambientação, a criação dos mundos, das casas, é genial. É muito descritivo, como eu imaginava que seria, mas não é cansativo e sim enriquecedor. Martin criou um mundo extremamente grande onde cada local tem os seus costumes e a leitura também flui muito rápido.

O livro é dividido basicamente em três núcleos principais: os Stark, focando principalmente no Eddard e na Catelyn (chegando perto da metade da história, vem as partes do Jon, quando ele vai para a Patrulha da Noite), a casa Lannister e a parte da Dany. Porém, como em cada capitulo temos a história de um personagem, senti que as vezes os outros ficavam muito tempo “esquecidos”.

De uma maneira geral, eu me surpreendi muito com o livro e de uma maneira bem positiva. Tinha partes em que eu não conseguia largar. Infelizmente eu não gostei da Dany, sei que ela é favorita de muita gente, mas as partes dela me davam vontade de pular e ir para o capítulo seguinte. O livro termina pedindo pela continuação, te deixa com gostinho de quero mais. Pretendo ler os próximos, sim, mas não agora. Em breve, muito breve!
.





20 comentários

  1. eu tenho uma pequena resistência com esse livros
    ainda não consegui me render a ele. primeiro, ele é enorme!
    e para carregar na bolsa vai ser muiito complicado =/
    mais um dia eu quero ler, pelo menos alguns capitulos para ver me me interesso =))

    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa! É, ele é grande mesmo, mas vou te dizer que eu li em 10 dias. Me surpreendi, achei que demoraria mais, que acharia cansativo, mas a leitura flui muito bem.

      beijos

      Excluir
  2. Só elogios para esse livro e eu não o li ainda. Não por não quero e sim por preguiça...Adorei sua resenha e pretndo ler em breve.
    brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tinha preguiça de ler, Brubs! Mas como estou de férias no trabalho ai não tinha mais desculpa e peguei pra dar uma chance. É mt bom o livro!

      Excluir
  3. Adorei a resenha, mas acredita que eu não li nenhum dos livros da série?! Mas ainda pretendo fazer isso! rs

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Blake, obrigada pelo elogio!! Lê sim, ainda mais se vc gostar do gênero, ai que vai ser melhor ainda =)

      Excluir
  4. Ah.. Eu estou apaixonada para ler esta saga.
    Eu AMO livros grossos, não sei porquê, rs.. E toda vez que passo poe este livro, fico com vontade.
    Mas ainda tenho muitos livros na espera, e tenho que economizar, rs!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Kel, que bom que vc gostou, isso me inspira a lê-lo também , kkk

    Bjs
    Submersa de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler essa série, mas os livros ainda estão muuuito caros =/
    e estou com medo de lê-los em inglês...
    Espero gostar tanto quanto você =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  7. Eu quase comprei esse livro esses dias mas ele é gigante e ando fugindo um pouco de livros assim, pois minha lista de leitura está interminável mas admito que a séculos estou doida mesmo para ler esse livro, e pela sua resenha pude perceber que tem mesmo muitos personagens teve uma certa que pensei: Nossa rs esse livro deve ter milhões de personagens, pois quando penso que acabou o núm, de personagens vem mais, acredito que nem você conseguiu falar sobre todos os personagens? Ou será que conseguiu, é um pouco complicado a estória, mas acredito que quando eu ler o o livro poderei entender mais desse desfecho.

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha lista também tá enorme e tenho minha meta de 50 livros esse ano, se demorar muito em um livro, já viu, né? Mas resolvi dar uma chance porque tava de férias. Lê quando tiver com uma folguinha maior. E sim, ele tem muito personagem huauahua. Fiz até uma lista no inicio do livro pra me encontrar huahuahua. Mas lá pro meio dele vc já se acostuma e já decora quem é quem.

      Excluir
  8. Quatro estrelinhas? O livro não merecia aquela uma a mais! Hehehe
    Eu achei perfeito, sem falhas, mas respeito sua opinião!
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius, tudo bem?

      Olha, vou te falar que se esse gênero literário fosse a minha praia eu teria dado 5 estrelas. Só não dei porque ele realmente não é o meu preferido, mas com certeza foi uma ótima surpresa. Achei que eu não fosse nem conseguir passar da página 100. E achei que eu até li rápido. Li em 10 dias. O Morte Súbita eu demorei quase 20, foi tenso huahuahua

      Excluir
  9. Olá!
    Estou lendo esse livro aos poucos e estou amando a história, os personagens e já estou até pensando como irei fazer a resenha haha. A sua ficou ótima :)

    Beijos,
    sonhando-com-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Meu livro está cheio de chocolate. Nota mental: Não emprestar mais livros na semana de páscoa

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel. Tenho que te dar parabéns pela resenha. O livro é tão grande, e abrangente com a quantidade de núcleos/histórias que ele possui que acho SUPER MEGA difícil resenhá-lo e vc o fez muito bem! :)

    Beijo grande!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  12. OLá Kel,

    Estou com essa série aqui em casa para ler, mas as parcerias ainda não deixaram....kk...mas gostei muito da sua resenha e do seu blog...parabéns....tem resenha nova no blog....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Taí um livro que não quero ler! ahahaha

    ResponderExcluir
  14. Para eu ler esse livro é preciso coragem e tempo..

    ResponderExcluir
  15. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei historia de Game of Thrones 7ª temporada , tem uma trama extraordinária. A série também é muito fiel aos livros, espero ansiosamente o próximo capítulo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!