10 abril 2013

# Resenha 12 // Orgulho e Preconceito

Olá, queridos, tudo bem?

Bom, hoje fiquei meio na dúvida de qual livro resenhar. Até que me decidi por uma linda obra que eu adoro, mas confesso que não releio tem um bom tempo. Acho que esse livro é um dos mais antigos na minha estante (só perde pros dois ou três primeiros de Harry Potter) e por isso tenho um grande carinho por ele. Pena que meu livro tá tão velhinho que a capa já tá até meio rasgadinha e as folhas estão amarelando. Mas o que importa mesmo é que as 304 páginas desse livro contém uma incrível obra da literatura britânica, uma das mais famosas da senhora Jane Austen. Então, senhoras e senhores, hoje iremos falar de Mr Darcy! Ops, quer dizer, Orgulho e Preconceito ;)


Título: Orgulho e Preconceito // Pride and Prejudice
Autor:  Jane Austen
Editora:  Martin Claret
Páginas: 304 

Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu. 





Em Orgulho e Preconceito somos apresentados à nossa querida Elizabeth Bennet, ou simplesmente Lizzie. Um moça de personalidade forte, simpática, às vezes um pouco irônica, linda e muito inteligente. Sua mãe tem complexo de casamenteira e quer ver logo suas filhas bem arranjadas. Por isso, a Mrs Bennet não pensa duas vezes em colocar sua filha mais velha Jane “na fita” do Mr Bingley, um jovem rico e bonitão que chega à cidade, deixando todas as moças solteiras encantadas.

Acontece que, bem... junto de Mr Bingley vieram também a sua amada (#not) irmã Caroline e... quem, quem quem? MR DARCY (beijos de coração ao pronunciar o nome dele), melhor amigo de Mr Bingley.
Em um primeiro momento, nossa querida Lizzie sente uma pequena atração por Mr Darcy, mas acaba se decepcionando devido ao temperamento muito "sutil" do rapaz. Ele passa a impressão de uma pessoa amarga, orgulhosa e arrogante. Mas aos poucos vemos que com o desenrolar da trama, muita coisa vai mudando, muitos conceitos vão caindo, muitos preconceitos precisam ser desfeitos para que todos os personagens encontrem os seus caminhos.

Orgulho e Preconceito é um grande clássico literário e tipo assim, mesmo sendo um romance, a Jane mostra o que é ser Autora com A maiúsculo porque em nenhum momento o livro é apelativo. O livro é feito de diálogos riquíssimos e muito inteligentes. Eis o meu (e de muita gente) preferido.


Cena do Filme Orgulho e Preconceito. Keira (Lizzie) e Matthew (Mr Darcy)


- Em vão tenho lutado, mas de nada valeu. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e permita-me dizer que a admiro e a amo ardentemente (Mr Darcy) // Nota da autora do blog: OMG MR DARCY *-*


O livro é narrado em terceira pessoa e isso contribui para uma certa imparcialidade, não tem ponto de vista certo em relação aos personagens. O livro tem bastante detalhes também, mas o que chama a atenção é o casal principal. 

Lizzie e Mr Darcy não são aquele casal destinado a ficarem juntos desde o primeiro momento em que são citados, como acontece em muitos livros de romances. É preciso uma quebra de paradigmas de ambas as partes para que haja uma aceitação mútua. É preciso ver além daquilo que está na frente deles. Acho que esse é um conceito muito legal e que às vezes é esquecido por muitas pessoas. O julgar pelas aparências, o pré-conceito... Acredito que Orgulho e Preconceito é um livro a frente do tempo.

Enfim, Jane Austen é tão Jane Austen que ela foi capaz de criar um livro publicado pela primeira vez em 1813 e que até os dias de hoje é lido, relido e coleciona inúmeros fãs em todo o mundo. Se isso não é ser uma boa autora, gente, não sei o que ela é. 

Poderia passar a tarde toda aqui falando da Jane e falando sobre o quanto eu AMO Orgulho e Preconceito. Mas ao contrário, concluo aqui a resenha falando apenas que, quem não leu, tem a obrigação de ler esse livro. É maravilhoso e garanto que não irão se arrepender.






É isso gente! Muito obrigada pelas visitas. Ontem ultrapassamos as mil visitas em menos de 20 dias de blog (pq completou hoje) e estou imensamente feliz. Senti que vcs não comentaram muito na resenha anterior do Chaves, apesar dela ter tido bastante visualização. Não se acanhem, gente, eu não mordo, comentem, comentem, comentem, eu retribuo sempre =) Mais tarde vou responder a um meme indicado pela Bia do Prateleira Colorida e amanhã tem coluninha Personagem da Vez!

Beijos, sonhem com Mr Darcy

13 comentários

  1. Quero muito ler Orgulho e reconceito, mas fico adiando com medo de ser mt água com açucar (eu tenho um certo problema com romances)... Mas, pela sua resenha, parece ser um livro até bem movimentado! Fiquei animada! Quem sabe não será uma das minhas próximas leituras?! hehe...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Tem como não amar?
    Será uma das próximas leituras, adorei sua resenha, totalmente tocante nos pontos certos.

    Beijos e boa noite!
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Ainda não li esse livro..o que é uma vergonha pq é um clássico! rsrs Parabéns pela resenha ficou mt boa!! Quem sabe agora crio coragem de lê? :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. O filme é lindo, amei.
    Agora preciso arrumar tempo e dar um jeito de fazer essa leitura, o livro já está bonitinho na estante me esperando rsrrs.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. um dos meus livros preferidos da Jane Austen, mesmo com vontade de sacudir a Lizzie rs

    bjs
    http://compradoraweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já assisti o filme e gostei bastante
    Mas ainda não tive tempo para ler
    Tenho que fazer isso logo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oh , Sr. Darcy! Ele é meu personagem favorito de todos os tempos kkk . Sou completamente apaixonada pela Jane , apesar de ter lido apenas Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade . Para mim essa é uma das melhores histórias literárias do mundo . Um cânone !
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Clássico dos Clássicos <3
    Rafael do blog Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sou doida por esse filme, mas ainda não li o livro acredita??? Vergonha não é???
    Sou doida pelo Harry Potter, estou pensando em fazer um post só das coisas que tenho dele, só estou esperando minha varinha chegar (doida neh?)
    Obrigado pela visitinha lá no Coração de Tinta e por participar da Promoção.
    Já seguindo também seu cantinho!!!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Kel, adoro esse livro! Fiquei muito feliz quando li que você o adora também, haha. Pretendo reler em breve, pois a história é rica e maravilhosa! E o filme também é lindo.
    Beijos
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  11. Meu livro preferido de todos os tempos! É de uma sutileza e ao mesmo tempo tão denso. Denso no sentido de retratar a mulher na sociedade vitoriana, de retratar como eram os relacionamentos naquele tempo. Retrata o preconceito em face de um sentimento de querer estar perto, orgulho em face de ceder. Mostra como o ser humano se comporta diante do conflito entre o que as convenções sociais impõem e o que realmente se sente.
    Personagens bem construídos, trama bem enlaçada e cenário maravilhoso. Jane Austen definitivamente é um dos maiores gênios da literatura mundial. Sou mega fã.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro em casa e ainda não tive coragem de ler. Depois dessa resenha maravilhosa o livro vai ser prioridade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!